Do rap à poesia, um MC graduado nas ruas e pela universidade

Janine Niedermeyer
agosto24/ 2016

Envolvido em diversos projetos sociais, especialmente na região da Serra Gaúcha, Jankiel Francisco Claudio de 36 anos, o MC Chiquinho Divilas, é uma das atrações culturais da 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires. O caxiense participará do evento no dia 2 de setembro, nos três turnos de programação, onde terá como base a palestra “O Estudo é a Cura”.

O Olá Jornal conversou com ele, que revelou a importância do rap para sua vida e que é a base de seus trabalhos. Como o próprio poeta definiu, o gênero de música popular urbana foi seu “primeiro professor, primeiro assistente social, primeiro psicólogo, quicá um pai”. O MC afirma que conheceu o rap dentro do bairro, na rua.

“A minha interpretação foi mágica, aproveitei aquele momento e utilizei aquela ferramenta como uma bússola que me apontou outro caminho. Hoje eu sou um rapper que procurou a universidade. Sou graduado e pós-graduado nas ruas e na universidade também. Por isso, denominamos a palestra de, O Estudo é a Cura”.

Ele relata que a ideia sempre é consolidar uma ponte entre morro e asfalto. “Levar o hip hop como ferramenta didática para escolas, comunidades e para qualquer lugar. Ainda estamos em obras, mas já melhorou muito”.

LEITURA

Chiquinho ainda destaca que a valorização e gosto pela leitura, que deve ser construído dentro de casa. “O hábito da leitura não se faz apenas nas escolas e muitas vezes ‘os coroas’ (pais e mães) aguardam esse despertar que não chega”.

Segundo ele, a sua própria autoestima e ressignificação vieram só depois de começar a ler. “O melhor de tudo isso, passei esse hábito bem cedo para a minha filha (15 anos) que hoje é uma leitora assídua”.

Portanto, venha compartilhar na Feira do Livro, seus diálogos e conhecimentos com o MC Chiquinho Divilas. No dia 2 de setembro, ele palestrará às 9h, 13h30 e 19h no evento, junto ao Pavilhão São Sebastião Mártir.

Matéria completa leia na edição online ou impressa desta quarta-feira, 24.

Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Janine Niedermeyer