Do lápis à cuia: Alunos da rede municipal de ensino aprendem técnicas do chimarrão

Olá Jornal
setembro27/ 2019

Você sabe quantos tipos de chimarrão podem ser feitos em uma cuia? Quantos graus tem que estar água? Consegue fazer um chimarrão em 11 segundos? A cultura da bebida símbolo do Gaúcho, chegou nas escolas da rede municipal nesta semana através de um projeto da Secretaria de Cultura em parceria com o Instituto Escola do Chimarrão. O projeto Mateando nas Escolas durante três meses percorrerá as escolas, através de um contrato de prestação de serviços entre o Município e o Instituto, especializado no serviço de desenvolvimento de oficina cultural.

A EMEF Professora Odila Rosa Scherer foi a primeira escola a receber parte da equipe e estrutura da Escola do Chimarrão, na última terça-feira, 24. O objetivo do projeto tem como premissa levar oficinas e conhecimento sobre a erva mate a os benefícios da bebida para que a tradição continue sempre passando de mão em mão e ganhe mais fomentadores da cultura.

Na ocasião participaram da abertura das atividades o Prefeito Giovane Wickert, o Secretário de Cultura e Esportes, Henrique da Silva, a Secretária de Educação Joice Gassen, o Diretor Executivo do Instituto Escola do Chimarrão Predo Schwengber e sua equipe, assim como, a direção, professores (as) da escola e os alunos.

Na quinta-feira, 26, a EMEF Benno Breunig recebeu a Escola do Chimarrão durante o dia e nesta sexta-feira, 27, a EMEF Cidade Nova. Até o fim do ano, serão realizadas diversas atividades que envolvem o chimarrão e a erva-mate, integrando a bebida mais conhecido do Rio Grande do Sul com as escolas, levando a cultura gaúcha para cada vez mais pessoas.

Olá Jornal