• Hoje é: quarta-feira, junho 26, 2019

Divulgadas notas do Enem 2016 por desempenho individual

Janine Niedermeyer
janeiro18/ 2017

As notas que indicam os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foram divulgadas nesta quarta-feira, 18, por volta das 11h15 no endereço enem.inep.gov.br/participante.

As notas seriam divulgadas na quinta-feira, 19, mas o governo resolveu antecipar o resultado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ainda nesta quarta, o ministro da Educação, Mendonça Filho, deve conceder entrevista sobre os resultados do Enem e sobre a abertura de consulta pública para reunir sugestões de mudanças no exame.

Para verificar a nota do Enem, o candidato deve fazer login no site do Enem com dados pessoais e senha. Quem perdeu o código, pode resgatá-lo no botão ‘esqueci minha senha.’ Serão liberadas as notas de cada uma das provas – ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática – e da redação, que teve como tema a intolerância religiosa no Brasil.

No final do ano passado, cerca de 6 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país. As notas da prova podem ser usadas para pleitear vagas no ensino superior público pelo Sisu, bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.