Divulgadas datas para matrículas na rede municipal de ensino

Fernando Uhlmann
novembro09/ 2016

A Secretaria Municipal de Educação (SME) oficializou as datas para que os pais inscrevam-se em busca de vagas para seus filhos, no ano letivo de 2017, nas escolas da rede municipal de ensino. Para escolas municipais de ensino fundamental (Emefs), o prazo vai de 21/11 a 02/12. Nas escolas municipais de educação infantil (Emeis), as inscrições acontecem de 16/11 a 02/12. Para se habilitar a uma vaga em Emei, é preciso apresentar versões original e cópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, comprovante de renda familiar e comprovante de trabalho da mãe. Os pais interessados devem comparecer às próprias escolas pretendidas conforme o zoneamento, que está disponível para consulta nos próprios educandários.

A SME alerta que a matrícula para crianças de 4 e 5 anos de idade na pré-escola, é obrigatória, mediante exigência do Plano Nacional de Educação. Esta modalidade de ensino é disponibilizada tanto em escolas de educação infantil quanto de ensino fundamental da rede escolar do Município. “Aconselhamos pais de crianças nestas idades a, dentro dos períodos de busca por vaga, inscreverem seus filhos em uma Emei e em uma Emef”, orienta o secretário Émerson Eloi Henrique. “Essa recomendação visa evitar que uma criança fique sem vaga e descumpra a exigência de escolarização a partir desta faixa etária”, explica.

REMATRÍCULAS

Sobre as rematrículas nas Emefs, o período iniciou nesta segunda-feira, 7, e vai até 18 de novembro. Já as Emeis possuem calendário próprio. Para os alunos que fazem parte da rede municipal mas frequentam a pré-escola em prédios de instituições escolares do Estado, a rematrícula deve ser feita na escola municipal a qual o aluno está vinculado. Os estudantes de pré-escola nesta situação que frequentam aulas na escola Cônego Albino Juchem devem ser rematriculados na Emef Odila Rosa Scherer. (AI Prefeitura)

Fernando Uhlmann