Diversificação rentável para a lavoura é tema de dia de campo

Janine Niedermeyer
abril18/ 2017

Enquanto o processamento de tabaco avança nas indústrias, uma nova colheita rentável começa na lavoura dos produtores. Esse é o objetivo do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco, que incentiva a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais.

Conduzida pelo SindiTabaco, a ação está em andamento desde 1985 e reúne a estrutura de campo das empresas associadas e das entidades apoiadoras para incentivar os produtores a diversificar suas atividades. São parceiros os governos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de entidades ligadas aos produtores e à agricultura, como a Afubra, as Federações de Agricultura e Federações de Trabalhadores em Agricultura dos três Estados sulinos.

Para marcar o início da colheita da safrinha e divulgar resultados do programa, dias de campo foram agendados nos três Estados do Sul. No Rio Grande do Sul, acontece no dia 26 de abril, em Rio Pardo, na propriedade de André Dupont, localidade de João Rodrigues.

No Paraná, o encontro será em Imbituva, na localidade de Mato Branco, no dia 03 de maio, na propriedade de José Sirlei Dias de Araújo. E em Santa Catarina, o produtor Everaldo de Souza, de Agronômica (localidade de Alto Gropp) abre sua residência no dia 04 de maio. Os eventos iniciam às 10h30min com a participação de parceiros do programa, produtores e empresas associadas, bem como da imprensa.

“O programa tem trazido receita relevante para os produtores de tabaco. A expectativa para 2017 é positiva, considerando que teremos um incremento de renda com a adesão também da pastagem ao programa”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.

Além da colheita demonstrativa, serão também divulgados os números do programa durante o evento. Pesquisa recente realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) demonstrou que 79% dos produtores fazem a rotação e/ou sucessão de culturas para reduzir a proliferação de pragas, doenças e ervas daninhas e que cerca de 50% garante renda com outros produtos além do tabaco, aumentando significativamente a sua renda.

Janine Niedermeyer