Diversificação dos produtores de tabaco dobrou em 20 anos

Olá Jornal
março04/ 2020

A diversificação das propriedades rurais do visitantes da Expoagro Afubra, ao longo dos 20 anos de história do evento voltado à agricultura familiar, dobrou. O dado faz parte de pesquisa realizada pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e foi destacado pelo coordenador da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles, durante o evento de lançamento da 20ª edição.

De 18 a 21 de março, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar terá como tema “Valorização do agricultor: do campo à cidade”. O tema ganha ainda mais força com a consolidação dos dados de pesquisas realizadas ao longo da história do evento, que comprova o crescimento da diversificação das propriedades, onde o tabaco era o carro-chefe.

Nos 20 anos de feira, a renda obtida com tabaco nas propriedades produtoras reduziu de 73% para 46%, enquanto de outras atividades aumentou de 27% para 54%. Com esse crescimento, Dornelles, destacou que a diversificação proposta pela feira ocorre a cada edição. “A diversificação ocorre junto aos produtores que visitam a Expoagro Afubra. Este é o principal objetivo, desde a criação da feira, que pretende fomentar novas formas de renda nas pequenas propriedades rurais.”

 

Na última sexta-feira, 28 de fevereiro, o coordenador da feira, destacou ainda números acumulados desde 2001, quando foi realizada a primeira edição. No primeiro ano, 64 expositores participaram e neste ano são mais de 400. O público também saltou de 2 mil para 112 mil visitantes, em 2019. Agora em 2020, a previsão é de alcançar os 130 mil visitantes. O número poderá ser alcançado com o incremento de mais um dia de programação. Pela primeira vez, a feira será realizada em um sábado, 21 de março, com o objetivo de fomentar o evento com o público urbano e comemorar os 65 anos da Afubra.

NOVIDADES
Uma das novidades da Expoagro Afubra é que a programação se estenderá por quatro dias, de 18 a 21 de março. Até o ano passado, o evento sempre ocorria durante três dias. O objetivo da mudança é marcar os 20 anos da maior feira do País voltada à agricultura familiar e também os 65 anos da Afubra. Além disso, segundo o coordenador geral, agrônomo Marco Antonio Dornelles, essa mudança reforça a intenção de estreitar a relação com o meio urbano, que terá mais chances de visitar o parque no último dia, um sábado.

A ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar também é destaque este ano. Uma nova construção, de 1.980 metros quadrados, está sendo finalizada com investimento próprio da Afubra, no valor de R$ 1,5 milhão. A partir de agora, o espaço total terá capacidade de abrigar 224 expositores.

Olá Jornal