Divas do SUS recebem visita o Observatório Saúde em Movimento

Olá Jornal
maio06/ 2018

A sexta-feira, 04, ficará na memória do grupo de mulheres do projeto Divas do SUS, da academia de saúde do Bairro Gressler. O encontro que acontece sempre nas manhãs de sexta-feira hoje contou com a participação de Alessandra Bueno e Demétrio Rocha do Projeto Observatório Saúde em Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A visita teve a intenção de conhecer o projeto e levar ao conhecimento de outros municípios iniciativas inovadoras em práticas corporais e atividades físicas atendidas pelo Sistema Único de Saúde. Durante o encontro, imagens foram captadas, entrevistas realizadas com o objetivo de promover e divulgar o trabalho realizado pelo Divas do SUS. “A gente quer conhecer o projeto, entrevistar algumas usuárias, registrar alguns momentos, participar das atividades, nossa função é ouvir e conhecer a história de vocês mas claro sem interferir  nas atividades, e divulgar da melhor forma possível”, disse Alessandra.

Além das atividades físicas e de dança, o grupo discute assunto relacionados aos problemas enfrentados no dia-a-dia, como empoderamento feminino, as angustias de ser mulher nos dias de hoje, racismo e suicídio. “Formado em 2013, o grupo divas do Sus, não é apenas um grupo de atividade física, mas um grupo de amigas, que se reúnem para conversar, tomar um chimarrão. Promovendo melhorias na autoestima e na saúde de cada uma,  é uma revolução na vida delas”, avalia a coordenadora do Projeto Eliane Turcatto.

Observatório Saúde em Movimento

É um hub digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o compartilhamento de inovações no tema das práticas corporais e atividades físicas no SUS. Com a missão de divulgar experiências que saibam unir o corpo em movimento a uma concepção ampla de saúde, que considere a importância de fatores como a diversidade, o convívio e o pertencimento, mostrando que a saúde também é feita de histórias, afetos e encontros, descobrindo que novos modos de se mover em grupo trazem novos modos de vida, capazes de beneficiar populações inteiras de maneiras nem sempre óbvias ou previsíveis.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Tags:, ,
Olá Jornal