Distrito Industrial é destacado como berço para retomada do crescimento do país

Guilherme Siebeneichler
dezembro21/ 2016

A Administração Municipal de Venâncio Aires inaugurou nesta quarta-feira, 21, as obras de pavimentação, drenagem, sinalização e execução de rede elétrica no Distrito Industrial. O local recebeu através de convênio com o Governo do Estado, investimentos superiores a R$ 1 milhão. Durante os discursos, a certeza de que a recuperação do Brasil deverá vir do setor produtivo, especialmente na indústria.

Durante a cerimonia em frente à empresa América Tampas, representantes da Caciva, da empresa executora Treviplan, e da Administração Municipal, ressaltaram a qualidade da obra que completa mais de R$ 2 milhões em investimentos no Distrito Industrial. No atual convênio três ruas foram pavimentadas: Orlando Fischer, Guaracy Alberto Campos e o complemento da rua F. O local abriga 26 empresas de setores como beneficiamento de tabaco, indústria plástica, metalúrgica, fabricação de vidros e transporte.

Mesmo com projeto de instalação de um novo Distrito Industrial do lado oposto da RSC-287, em Vila Estância Nova, que segue em análise no Governo do Estado desde 2009, o prefeito da Capital do Chimarrão, Airton Artus, destacou a importância das obras executadas no atual Distrito. “O que o município pode fazer para colaborar com o desenvolvimento das empresas é investir em infraestrutura e na rede de serviços capaz de garantir qualidade de vida para as pessoas, seja com oferta de creches para as mães trabalhadoras, atendimento de saúde 24 horas, entre outros”, destaca.

SETOR PRODUTIVO

Representando os empresários do Distrito Industrial, o diretor da Venax Eletrodomésticos, Walter Bergamaschi, elogiou os investimentos e ressaltou que a indústria é a parte do setor econômico mais viável para a recuperação do país. “O Brasil não cresce porque os empresários não sentem segurança para investir. O país está preso a um emaranhado político e burocrático que desestimula os empresários”, desabafou Bergamaschi.

O prefeito Airton Artus concordou com o desânimo empresarial diante do alto custo Brasil. Para o prefeito, os empresários devem ser vistos como heróis diante da burocracia e da carga tributária que emperra o setor. Ainda assim, ele lembrou da formação de um polo metal-mecânico local a partir de empresas-mães como a Metalúrgica Venax e a Rubra Refrigeração. “Quando falam que deveríamos investir para trazer empresas de fora, eu penso que antes temos que incentivar os empresários daqui. Dessas primeiras empresas, surgiram 43 outras empresas do ramo de refrigeração e metal-mecânico. Criamos uma vocação local que ninguém poderá destruir”, resume Artus.

Nos próximos dias, a Administração Municipal ainda deve inaugurar o novo asfalto da Rota do Chimarrão, em Linha Travessa.

CRÉDITO: AI/PMVA

Guilherme Siebeneichler