Distribuição de medicamentos fornecidos pelo Estado será terceirizada

Guilherme Siebeneichler
julho15/ 2017

Uma solução para diversos problemas. Assim define o secretário de Saúde do Estado, João Gabbardo dos Reis, sobre a decisão de terceirizar a logística dos medicamentos fornecidos pelo governo. Um edital será lançado nas próximas semanas para a escolha de uma empresa com expertise nesse serviço.

– A vencedora ficará responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos remédios que são de responsabilidade da secretaria – detalha Gabbardo, ao afirmar que a atual metodologia contribui para falhas e desabastecimentos.

Segundo ele, um dos gargalos do atual sistema é o espaço do centro de armazenagem da SES, localizado em um prédio da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. São 3 mil metros quadrados para a estocagem de remédios, em meio a goteiras, infiltrações e climatização precária.

– Temos que organizar as entregas, pois não temos como receber dois caminhões ao mesmo tempo. Além disso, já perdemos caixas de medicação por terem passado da data de validade. Isso porque foram distribuídos lotes de forma errada, por falta de tecnologia e gestão – observa.

Um dos itens que será exigido no edital é que a empresa vencedora tenha um local de armazenagem com 10 mil metros quadrados, além de climatização adequada para o resfriamento dos produtos.

Nesta semana, portadores de HIV estão sofrendo com a falta ou fracionamento do coquetel contra a doença. Pacientes de diversas regiões do Estado estão recebendo a medicação de forma parcelada. E um dos motivos para isso, segundo Gabbardo, é a dificuldade de armazenagem e logística.

– Com o edital, rapidamente vamos ter uma solução – garante.

Equipes de técnicos da SES e do Ministério da Saúde se reuniram, entre quarta e quinta-feira, para traçar uma estratégia que garanta o acesso a esses medicamentos pelos soropositivos. A promessa é que o problema seja resolvido nos próximos dias.

CRÉDITO: Rádio Gaúcha

Guilherme Siebeneichler