Discussões sobre cigarros eletrônicos não avançam na COP7

Guilherme Siebeneichler
novembro09/ 2016

O debate sobre o comércio e consumo de cigarros eletrônicos avança em passos lentos na 7ª Conferência das Partes da Convenção-quadro para o Controle do Tabaco. Mesmo reconhecendo que o produto já está sendo vendido em larga escala, a Organização Mundial da Saúde realiza estudos para analisar os riscos à saúde, a partir do consumo deste tipo de produto.

Nesta terça-feira, o tema esteve em discussão em reunião das áreas temáticas do evento, mas de forma bastante inicial. Desde a COP5, realizada na Coreia do Sul, em 2012, o assunto é colocado em pauta mas não avança nas discussões oficiais.

A delegação do Canadá apresentou proposta para que os debates sobre cigarros eletrônicos avancem na COP. Os representantes solicitaram também que a Organização Mundial da Saúde apresente as pesquisa já em andamento sobre o assunto. A proibição ao comércio também é sugerida até que os estudos científicos sobre os malefícios causados pelo cigarro eletrônico sejam comprovados em pesquisas.

Entre as delegações oficiais, a expectativa é de que este ponto de discussões não avancem na COP7 e deva ficar para a 8ª ou 9ª edição. O consumo de cigarros eletrônicos está na agenda oficial do evento nesta quarta-feira, 9, novamente.

Guilherme Siebeneichler