Diretoria do Comtur comemora um ano de atividades

Olá Jornal
julho21/ 2018

Na última quarta-feira, 18, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) comemorou um ano da posse da nova diretoria. Para marcar a data, foi realizado um encontro em uma das propriedades que fazem parte do projeto “Colhe e Pague”.
Segundo o presidente da Comtur, Valmor Heck, neste um ano de atuação, diversas atividades tiveram um apoio para serem realizadas e a roteiros foram revitalizadas. “Ainda não obtemos trazer um impacto grande com nossa atuação, mas conseguimos mostrar que há turismo em nosso município”, comenta.
De acordo com Heck, outro ponto conquistado, foi estimular o interesse dos empreendedores locais. “Com todos estes projetos realizados, demos esperanças e motivação as pessoas que querem empreender no turismo, além disso, também oferecemos ajuda”, explica.
O próximo passo do conselho, será aprimorar os pontos turísticos integrando todos eles em roteiros. “Com isso, poderemos chamar a atenção de mais turistas, não só de Venâncio Aires, e sim de outros municípios, e mostrar a eles todos os pontos da nossa cidade”, afirma Heck.
O Comtur foi criado no ano de 2002, mas só empossou a sua primeira diretoria em 18 de julho do ano passado, 15 anos após a lei de criação Nº 3.007.

CAT
Conforme Heck, um dos próximos objetivos é manter a Central de Atendimento ao Turista (CAT) aberta também durante os finais de semana para auxiliar melhor o turista. “Além disso, queremos também que tenha alguém disponível para apresentar o nosso município para grupos de turistas ou famílias que se deslocam até Venâncio Aires”, explica.

FUMTUR
O Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), encaminhado ao Legislativo logo após a posse da diretoria do Comtur, está com os processos burocráticos quase finalizados. O projeto de lei será instrumento de captação e aplicação de recursos, com a finalidade de proporcionar apoio e suporte às ações municipais nas áreas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Conforme Heck, com este fundo será possível investir e divulgar o turismo no município. “Vamos poder confeccionar matérias de divulgação e também na captação dos empreendedores locais”, comenta.

Selo “ + Turismo ”
Uma das grandes conquistas deste primeiro ano do COMTUR, foi a distinção do selo “+ Turismo” ao Município. Venâncio Aires é uma das primeiras cidades do Estado do Rio Grande do Sul a conquistarem a honraria que permite à Capital do Chimarrão se enquadrar no Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), que tem o objetivo apoiar os Municípios no acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parcerias como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Olá Jornal