Direitos das Mulheres ganharão destaque em Frente Parlamentar

Guilherme Siebeneichler
fevereiro14/ 2022

A Câmara de Vereadores contará com uma comissão especial em defesa das mulheres. A denominada Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres foi reapresentada pela vereadora Sandra Wagner (PSB). No ano passado, a comissão foi proposta por André Kaufmann (PTB). Estes grupos especiais de trabalho têm prazo de um ano de atividades. Atualmente a parlamentar é a única eleita na atual legislatura que ocupa cadeira no Legislativo Municipal. Assinam a proposta também as suplentes Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e Luciana Scheibler (PDT).

A proposta ao longo de 2022, conforme Sandra, é de garantir amplo debate sobre os direitos das mulheres. “A frente é importante para dar luz neste tema e queremos focar nisso, garantir acesso das mulheres aos seus direitos. Vamos ampliar os debates sobre os 12 direitos das mulheres, estipulados pela ONU,” afirma.

Para 08 de março – Dia Internacional da Mulher – a Frente Parlamentar irá promover lives e debates sobre o tema. Também nos primeiros dias de agosto, o grupo de vereadores vai liderar a Semana de Conscientização e Prevenção à Violência contra a mulher em Venâncio Aires. “Essa lei foi aprovada em 2018 e terá destaque na semana do dia 07 de agosto. Queremos levantar o tema, com palestras e seminários para garantir apoio às mulheres e fomentar o tema,” destaca.

POLÍTICA
O ano eleitoral também amplia as formas de debate sobre a participação das mulheres em atividades políticas. “Esse ainda é um desafio e que precisa ser estimulado. O ano eleitoral motiva o debate, precisamos avançar, deixar de ser o percentual de 30% da participação das mulheres nas eleições, para de fato garantir apoio e suporte nas candidaturas. Fomentar novas lideranças precisa fazer parte das políticas públicas e de atuação da frente parlamentar,” comenta Sandra.

COMISSÃO
O projeto de resolução propondo a comissão da comissão especial foi protocolado na última semana e deve ser votado em fevereiro. Além da participação parlamentar, a frente também poderá contar com entidades e pessoas convidadas, ligadas ao tema. O grupo além de promover debates, irá propor leis e ações ao poder Executivo, bem como receber denúncias, desenvolver programas e projetos, que possam ampliar a luta por igualdade.

Guilherme Siebeneichler