Diocese anuncia transferências de padres e mudanças para as paróquias de Venâncio

Olá Jornal
dezembro20/ 2021

A Paróquia São Sebastião Mártir terá mudanças no próximo ano. As transferências e alterações em cargos de paróquias foram divulgadas pela Diocese de Santa Cruz do Sul no último sábado, 18. O padre Roque Hammes, que atuava na Mitra, assume como Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir, além de coordenar a formação diocesana. Também atuará na Paróquia São Sebastião o padre Clécio José Henckes. 

Paulo Hoffmann assume a Paróquia de Nossa Senhora da Natividade, de Vila Arlindo, e será um dos vigários da Igreja Matriz, assumindo o posto do padre Rafael Stein.

Rodrigo Eduardo Hillesheim, atual pároco da PSSM, passará a atuar como primeiro responsável pela Coordenação de Pastoral. Junto com os padres, José Renato Back, padre Lucas Del Osbel e Márcia Agnes Bartz atuarão no setor de comunicação. 

A Paróquia Santa Catarina, de Linha Brasil, recebe o padre Bernardo Rockenbach, além do padre Cláudio José Kirst será o pároco da Paróquia Santa Inês de Mato Leitão e pároco da Paróquia São Martinho de Vila Palanque.

O padre Marcelo Carlesso atuará como Reitor do Seminário Dom Alberto – responsável para acompanhar a possível transferência da Filosofia/Teologia para Santa Maria. Auxiliará as pastorais em dois fins-de-semana na Paróquia São Sebastião Mártir.

CONFIRA O COMUNICADO

TRANSFERÊNCIAS PARA O ANO DE 2022
(Santa Cruz do Sul, 18/12/2021)

Caros presbíteros e caros diocesanos. Ainda respiramos o clima da nossa 13ª Assembleia diocesana, quando procuramos realizar uma caminhada de espírito sinodal (“synodos”), tão recomendada pelo Papa Francisco, como experiência de “caminhar juntos”. Para assumirmos as decisões tomadas, precisamos também pessoas para as diversas funções diocesanas e paroquiais. Certamente já percebemos que a face de nossa Igreja Particular está passando por um período de transformação, com tendências a ser menos presbiteral e mais diaconal e leiga.
As transferências dos presbíteros continuam a ser parte deste fazer o caminho juntos e sempre se torna uma missão delicada para o bispo e seu colégio de consultores. Igualmente, não é fácil para os que são transferidos e suas respectivas comunidades. Também aqui é preciso que tenhamos o espírito missionário de Igreja em saída, como fala o Papa Francisco, pois alguns são convidados e enviados para novos caminhos; outros chegam e precisam ser bem acolhidos, acima dos projetos e gostos pessoais.
Manifesto minha gratidão pela disponibilidade do clero para acolher as nomeações, mesmo às vezes com dificuldade, mas com aquele espírito evangélico de servir onde a Igreja necessita, como prometido na ordenação presbiteral. Aliás, alguns padres, ao serem transferidos, repetem a promessa que emitiram ao serem ordenados. Agradeço também às comunidades que enviam seu padre para outra missão e acolhem com alegria e esperança aquele que chega para servir. A partir do espírito do Evangelho, ninguém deve ir para uma comunidade a partir do seu gosto ou imposição pessoal, mas cada um é convidado a evangelizar o povo ao qual for enviado. E este povo é convidado a acolher o presbítero que vem. Nossa vida e missão evangelizadora deve acontecer com o bispo, os padres e diáconos, os consagrados/as, os leigos/as que fazem parte de nossa diocese e comunidades. Não existe uma Igreja imaginária ou idealizada na perfeição, mas há pessoas humanas chamadas por Deus a se tornarem discípulos/as missionários/as nas comunidades e que se colocam a serviço do Reino, assistidos/as pela graça divina, como nos revela a Sagrada Escritura. A oração eucarística 5 bem lembra que somos “povo santo e pecador”.
É também ocasião para renovarmos nosso compromisso de rezar pelas vocações e fazermos nossa parte a fim de que não faltem nas comunidades, no presente e no futuro, operários na messe do Senhor em todos os estados de vida. Não basta sermos exigentes e críticos. Precisamos também preparar estas pessoas que se tornam os futuros presbíteros, desde as famílias, comunidades e casas de formação. Isto significa rezar pelas vocações, certos de que Deus não deixa de chamar operários para sua messe; apoiar e acompanhar os candidatos; dar-lhes condições de discernimento num processo de formação humana, cristã e ministerial.
Dentro desse do modo de pensar, caros irmãos presbíteros, sintam-se todos confirmados em sua nomeação ou serviço na Diocese de Santa Cruz do Sul, exceto o que segue abaixo:

  1. Pe Leandro José Lopes: Vigário Geral, Chanceler, assistente espiritual dos presbíteros e responsável pela escola e formação diaconal.
  2. Pe Marcelo Carlesso: Reitor do Seminário Dom Alberto (Responsável para acompanhar a possível transferência da Filosofia/Teologia para Santa Maria). Ajudas pastorais em dois fins-de-semana na Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires.
  3. Pe Lucas Del Osbel: Reitor do Propedêutico, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e membro da Coordenação Pastoral. O Reitor do Propedêutico é também responsável pela organização da romaria diocesana.
  4. Pe Rodrigo Eduardo Hillesheim: Primeiro responsável pela Coordenação de Pastoral, junto com Pe José Renato Back, Pe Lucas Del Osbel e Márcia Agnes Bartz. A equipe assume o setor de comunicação e a Revista Integração.
  5. Pe Zeno Rech: Coordenação da Casa Amparo Fraterno (Pastoral Presbiteral/APRES). Coordenação dos processos de nulidade matrimonial.
  6. Pe Felipe Bernardon: Pároco de Arvorezinha e responsável pela Pastoral da Criança.
  7. Pe Alberto Domingos Tremea: Pároco da Paróquia São Caetano – Doutor Ricardo e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Purificação – Muçum.
  8. Pe José Jacob Grilli: Vigário paroquial de Muçum, com residência em Vespasiano Correa.
  9. Pe João Batista dos Santos: Vigário paroquial da Paróquia Santo Inácio – Lajeado.
  10. Pe Ezequiel Ezidro Perin: Pároco da Paróquia São Gabriel Arcanjo – Cruzeiro do Sul e responsável pela pastoral dos coroinhas.
  11. Pe Pedro Bernardo Rockenbach: Pároco da Paróquia Santa Catarina – Linha Brasil.
  12. Pe Cláudio José Kirst: Pároco da Paróquia Santa Inês – Mato Leitão e Pároco da Paróquia São Martinho – Palanque.
  13. Pe Roque Hammes: Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires e coordenador da formação diocesana, auxiliado por Pe Clécio José Henckes e equipe.
  14. Pe Paulo Hoffmann: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade – Vila Arlindo e Vigário paroquial da Paróquia São Sebastião Mártir – Venâncio Aires.
  15. Pe Milton Inácio Lunardi: Vigário paroquial da Paróquia São João Batista – Catedral.
  16. Pe Silvino Tarcísio Hammes: Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Sinimbu.
  17. Pe Irineu Marcos Sehnem: Período sabático, disponível para ajudas pastorais de emergência.
  18. Pe Darci Garibalde Grasel: Pároco da Paróquia São Nicolau – Rio Pardo.
  19. Pe Giovane Gonçalves: Pároco da Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul.
  20. Pe Rafael Stein: Vigário paroquial da Paróquia Santa Bárbara – Encruzilhada do Sul.
  21. Pe Amilton Capaverde: Continua Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e se torna assistente da Renovação Carismática Católica (RCC) diocesana.
    Nota: Os que foram nomeados PÁROCOS encaminhem as possíveis datas das posses na secretaria do Bispado (Período mais conveniente: final de janeiro ou início de fevereiro).
    Dom Aloísio Alberto Dilli – Bispo de Santa Cruz do Sul.
Olá Jornal