Die Schwalben se apresenta em Santa Catarina no fim de semana

Janine Niedermeyer
abril20/ 2017

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben de Venâncio Aires vai cumprir agenda em Santa Catarina neste fim de semana. Haverá uma apresentação das duas categorias (oficial e casais) no município de Treze Tílias, no oeste catarinense, durante os festejos da V Expotílias, que ocorre entre sexta-feira, 21 e o domingo, 23.

Segundo uma das integrantes do grupo, Adriana Becker, a ideia de fazer parte do evento surgiu no retorno da turnê da Alemanha. “Treze Tílias é um pouco da Áustria no Brasil, a arquitetura e os costumes muito semelhantes ao que vimos na Europa. Fomos nos informar e neste fim de semana acontece a Expotílias e em contato com a Secretaria de Turismo de lá surgiu o convite”.

Conforme histórico no próprio site do município catarinense, Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler em um momento aquele país buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada. Além da cultura austríaca, a cidade recebeu descendentes de alemães e de italianos.

Pela programação da Expotílias, o Die Schwalben se apresenta na feira no sábado, 22, às 17h e ainda integra o desfile dos grupos culturais na manhã do domingo, 23, a partir das 10h no Parque de Exposições. Mais detalhes do evento é possível conferir pelo site da V Expotílias. Pelo Censo do IBGE de 2014, o município conta com quase 7,1 mil habitantes.

Foto: Divulgação/ Die Schwalben

Janine Niedermeyer