Dias de exploração literária, em meio aos livros, teatro e música

Janine Niedermeyer
setembro01/ 2016

Setembro é o tradicional mês da maior programação literária de Venâncio Aires. A 17ª Feira do Livro, com quatro dias de atrações abre nesta quinta-feira, 1º de setembro, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, trazendo o tema da autora, Janaina Vitória Gollmann – “Conhecimento e Leitura: Caminhos para a cidadania”.

A jovem do 9º ano do Colégio Oliveira Castilhos venceu o concurso do slogan. Em 2016, o patrono é Tabajara Ruas (escritor e cineasta gaúcho natural de Uruguaiana), que vai estar com o público no sábado, 3 de setembro. Antes disso, os dois primeiros dias vêm com atrações variadas, desde bate-papos com autores e espetáculos variados.

TANGOS
Já neste primeiro dia, às 20h, é aguardado o espetáculo “Tãn Tangos”, com o artista Hique Gomez, ao lado da musicista Dunia Elias. Em entrevista, o músico enfatiza que o show é uma dedicatória eterna para companheiro Nico Nicolaiewsky, falecido em 2014 e com quem dividiu 30 anos de trabalho, em especial no espetáculo “Tangos e Tragédias”.

“É meu espetáculo individual, o qual sempre dedico ao Nico que inclusive chegou a vê-lo em vida, no dia em que dediquei para ele. É também a visão de um artista brasileiro sobre o Tango”, afirma Hique, que ainda destaca a parceria de Dunia Elias.

“Ela é uma grande pianista de tango, talvez a única no Brasil que tem a capacidade de tocar tango de forma legítima e ao mesmo tempo tocar um chorinho arranjado para dois pianos, como fazemos no Duo”, ressalta o músico.

Entre outros momentos dessa parte inicial da Feira, teremos a premiação do 8ª Concurso Municipal Literário. Os vencedores foram divulgados na última semana, em nove diferentes categorias organizadas pela comissão do evento.

Nas modalidades de poesias, duas foram selecionadas para serem musicadas, através de integrantes das bandas Magnus e Identidade Zero. Além das premiações em troféus e medalhas, os ganhadores de quatro categorias serão contemplados com bolsas de 50% para qualquer curso de graduação na Uninter de Venâncio, que somam cerca de R$ 15 mil.

Quem circular pela Feira ainda poderá visitar as livrarias, que são 10 no total mais um ônibus literário, assim como os espaços institucionais, que incluem os meios de comunicação, Sesc, Prefeitura, Unisc, Unimed VTRP, Sicredi, ONG Alphorria, Interact Club e Sinplast, ONG Planeta Vivo e Uninter.

O Olá Jornal, através de apoiadores Tânia Novidades, Afubra, UP Time e Bem Ativa Farmácia de Manipulação, estará presente com o projeto “Rádio Feira” e ações diárias.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 1º de setembro:
8h30 – Abertura dos espaços institucionais e livrarias;
Animação Cultural com os personagens: Ana Letra e Capitão Escrita;
9h e 15h15 – Espetáculo Teatral “A Família Sujo” do grupo “Cuidado Que Mancha”;
10h e 13h30 – Encontro com o escritor Gustavo Finkler;
14h15 – Encontro com a escritora Marina Colasanti;
19h – Solenidade de abertura oficial;
19h30 – Premiação do Concurso Literário;
20h – Apresentação Musical pocket “Tãn Tangos” – Duo Hique Gomez e Dúnia Elias.

Sexta-feira, 2:
8h30 – Abertura dos espaços institucionais e livrarias;
Animação Cultural com os personagens: Ana Letra e Capitão Escrita;
9h e 13h30 – Atividade com o poeta Chiquinho DiVilas: “O Estudo é Cura”.
Slides com apresentações de grafites, danças e uma abordagem sobre o tema;
15h30 – Entrega da premiação da VI Mostra Municipal de Trabalhos Escolares: Construindo Aprendizagens;
19h – Encontro do poeta Chiquinho Divilas, com professores e estudantes de áreas da licenciatura e demais interessados;
20h – Banda Fok de Lajeado.

Foto: Divulgação/ UFRGS

Janine Niedermeyer