Diagnóstico da situação financeira de Venâncio Aires é prioridade do governo

Guilherme Siebeneichler
janeiro03/ 2017

O novo governo de Giovane Wickert e Celso Krämer priorizou para esta semana a realização de diagnóstico da situação financeira, em especial os restos a pagar. O objetivo é contabilizar os pagamentos que ficaram empenhados do governo Airton Artus e as prioridades para o mês de janeiro. O levantamento também irá embasar o decreto de contenção de gastos que será publicado até o fim da semana.

Segundo o prefeito, a previsão é de garantir até R$ 6,9 milhões em economia com o documento. Para conseguir suprir o déficit programado de R$ 13,8 milhões, o governo espera ampliar as receitas municipais. “Até o dia 10 queremos ter um diagnóstico real da situação financeira do município, o que precisamos honrar ainda este mês e quais pagamentos ficarão para depois.”

Outro setor que terá atenção no mês é o parque de máquinas, que segundo o Executivo Municipal, está com 90% da frota com algum tipo de problema mecânico. Retroescavadeiras, patrolas, máquinas pesadas e caminhões da prefeitura serão todos alocados na secretaria de Obras e Serviços Públicos para avaliação técnica. Após, os equipamentos que estão em condições serão destinados as capatazias e farão manutenção das estradas de forma emergencial.

A nova secretária da Fazenda, Jeanine Benkenstein, mantém o foco da atuação na transição da pasta e análise da situação financeira da prefeitura. A previsão é de garantir até o dia 10 a divulgação de valores que ficam do ano passado para serem quitados na atual gestão. Além disso, preparam um pacote de medidas internas para aprimorar as políticas de controle do orçamento municipal.

 

Guilherme Siebeneichler