Dia para conhecer os melhores desempenhos na Shell Eco-marathon

Janine Niedermeyer
novembro10/ 2016

Esta quinta-feira, 10, marca a despedida das equipes da 1ª Shell Eco-marathon em Cotia, São Paulo. Na programação, porém, é a data que mais promete emoções, com as disputas finais para serem conhecidos os vencedores e as vibrações e frustrações das 36 diferentes equipes.

A equipe Gefisul, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires joga todas as fichas nesta quinta, buscando boa evolução em relação a esta quarta-feira, 9, quando foi possível realizar apenas uma participação valendo avaliação para a classificação. Nesta oportunidade, o protótipo elétrico da instituição fez duas voltas completas e na metade da terceira volta, na pista do kartódromo internacional Granja Viana, um curva em descida rápida fez com que a piloto Carolina Lima virasse o veículo.

A estudante não se feriu e o protótipo teve apenas ‘arranhões’ laterais, o que não prejudicou o carro. No resto do dia, a equipe optou em fazer testes pela pista, local em que a subida na reta final de cada volta tem sido a maior dificuldade para os times, especialmente aqueles da categoria elétrico.

Apesar de tudo, o protótipo do IFSul Venâncio é um dos mais avançados em termos de organização, pois foi o primeira a passar na inspeção e o primeiro a ir para os testes na pista. No decorrer dos demais dias, o que se viu foram equipes montando os carros, especialmente as partes internas, no próprio box, o que atrasou em muito o trabalho de inspeções e da participação dos carros na pista.

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer