Dia Nacional da Construção Social estima reunir mil pessoas neste sábado

Guilherme Siebeneichler
agosto18/ 2017

Com a expectativa de reunir mil trabalhadores da área da construção civil e familiares, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) acontece neste sábado, 19, no Centro Esportivo do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, das 13h30 às 17 horas. A solenidade de abertura, às 15 horas, vai contar com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Ricardo Antunes Sessegolo.

Conforme o vice-presidente do Sinduscon-RS e coordenador do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, Carlos Augusto Gerhard, esta é a sexta edição do DNCS em Santa Cruz do Sul. “É um evento em parceria do Sinduscon-RS e Sesi, com o apoio de diversas entidades locais, com o objetivo de promover serviços gratuitos de lazer, educação, saúde e cidadania para os trabalhadores da construção e seus familiares”, destaca ele. O acesso ao evento é gratuito para trabalhadores do setor e seus familiares que, além de participarem das atividades propostas, poderão concorrer a sorteios de brindes e assistir as apresentações artísticas. No ano passado, a iniciativa recebeu mais de 800 participantes. As pulseiras que dão acesso ao evento devem ser retiradas até esta sexta-feira, 18 de agosto, às 12 horas, nas empresas associadas ao Sinduscon-RS ou no Sindicato dos Trabalhadores.

ATIVIDADES

Entre as atividades do DNCS 2017 estão apresentação da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), teatro, sorteio de brindes, intervenções artísticas, exposições (caminhão de bombeiro, equipamentos militares, maquetes da construção civil e eletroeletrônica), oficinas (gastronomia e de desenhos com sorteio de prêmios para os participantes), casos de sucesso na construção civil, cidade dos brinquedos, cabine de fotos, pintura de rosto, ponte de cordas, escolinha de trânsito e incentivo à leitura.

Os presentes vão contar com vários serviços ligados à saúde, como avaliações (ITB, odontológica e postural), exame de glicose, massagem, meditação, orientações (chás e temperos, farmacêutica, nutricional, postural e qualidade de vida), bem como diversos exames.  Haverá distribuição de lanches e de mudas de árvores, bem como mateada com oferecimento de erva-mate e água quente. Além disso, as pessoas poderão fazer agendamento de benefícios do INSS e atualização do cadastro, simulação de aposentadoria, além de serviços de manicure, avaliação capilar e facial, corte de cabelo, entre outros.

DNCS

O DNCS é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC), e o Sesi. O evento, que está na 11ª edição, acontece neste sábado, 19, em vários outros municípios do Brasil, e se consolida para o setor como símbolo de responsabilidade social. Em 2017, o slogan Minhas Escolhas, Meu País ressalta que as escolhas de cada indivíduo podem fazer a diferença. O objetivo é empoderar o cidadão e mostrar que ele pode ser a transformação que deseja ver no país. No ano passado, a iniciativa ocorreu em 32 localidades do país, beneficiando mais de 69.032 pessoas.

Crédito foto: Joni Gularte

Guilherme Siebeneichler