Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa alerta para garantia da dignidade a este público

Olá Jornal
junho15/ 2020

Nesta segunda-feira, 15, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no Brasil existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Em Venâncio Aires são 9.509 idosos.

Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem opressão ou tristeza, prevenção da violência, a identificação e o encaminhamento correto de casos de violência precisam ser tratados atentamente e, além disso, há a necessidade de preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

Em 2018, o Conselho Municipal do Idoso foi reativado e mudanças foram realizadas. Voltado a fiscalização dos serviços e de entidades que atendem pessoas idosas, como de lares ou clínicas geriátricas, e políticas públicas de inclusão.

“Quando recebemos uma denúncia de possível violação de direitos, seja de forma presencial aqui no Creas, seja via Disque 100, nossa equipe técnica, formada por assistentes sociais e psicólogos avalia a melhor metodologia para abordar a questão, não se usando da informação de ser uma denúncia. Se realmente se tratar de alguma situação de violação de direitos será dado continuidade com acompanhamento psicossocial, e conforme for necessário podemos acionar outros serviços da rede, como serviços de saúde, por exemplo. Se a equipe avaliar que é uma situação de vulnerabilidade social, a família é encaminhada ao Cras. Em uma boa parcela dos casos atendidos, a situação não é nem de assistência social, então a equipe técnica orienta a família e reporta as informações ao Ministério Público para dar andamento ao processo, especialmente em casos que envolvem questões de herança, que não se trata de demanda de assistência social.”, explica a Presidente do Conselho, Bárbara Lúcia Hickmann.

Ano passado, foi realizado a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Para este ano estava sendo organizado um seminário com temas de educação financeira e acesso as tecnologias, mas que teve que ser cancelado em virtude da pandemia do Coronavírus.

Ainda segundo Bárbara Hickmann, é preferível que as pessoas venham conversar presencialmente. “Preferimos que venham conversar com a gente no Creas, para entender a situação e do que se trata. Temos também disponíveis o telefone 3983 1147 ou pelo whats no número 9 97753432”, reforça.

Para fortalecimento e ações que buscam interatividade, o Município de Venâncio Aires conta com 24 grupos da terceira idade, que organizam festas e participam de atividades por meio do Gabinete da Primeira-Dama, como grupo de corais, grupo de dança e hidroginástica.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal