Dia do Meio Ambiente é marcado com visitas a mais três nascentes recuperadas por programa municipal

Olá Jornal
junho09/ 2020

O dia do Meio Ambiente, na sexta-feira, 05, foi marcado por visitações a três nascentes do Arroio Castelhano, que englobam o total de 15 já recuperadas no último ano, no município, através do Programa de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, que tem o objetivo de preservar o recurso natural, assim como, proporcionar água de qualidade para a comunidade.

E é isso disso que a população usufrui ao passar pela estrada geral da ERS-422, em Linha Arroio Grande. Às margens da estrada, nas imediações do campo do Palmeiras, é comum ver pessoas enchendo garrafas e bebendo da água da nascente localizada no limite das terras de Darci Peiter. A melhoria na estrutura da nascente, cuja vazão é de 220 litros por hora – média de 5,3 metros cúbicos-, foi concluída na última semana. O trabalho foi realizado pelo Município, numa parceria com o Sicredi e Rotary Venâncio Aires, e prevê a recuperação de outras duas – Linha Sapé e da Gruta da Santinha, em Vila Deodoro.

Já em Linha Marechal Floriano, na propriedade do agricultor Antonio Derli Nunes da Silva, a nascente recuperada abastece uma família. Sua vazão corresponde a 670 litros por hora, que equivalem a 15,3 metros cúbicos por dia. De acordo com o agricultor a escassez da água ficou para trás. “O trabalho realizado para recuperar a nascente foi muito bom pra gente e pra propriedade. Não falta água para o nosso sustento e nem para o nosso trabalho do dia a dia”, enfatiza.

Em Linha Antão, a nascente recuperada na propriedade de Clécio Gaertner, trouxe mais praticidade. “Aqui, antes dessa obra a gente tinha água, mas era usada de um modo manual. Desde o final do ano passado quando ficou pronto, ficou melhor”, conta. Com vazão de 825 litros por hora, cerca de 20 metros cúbicos por dia, esta nascente abastece duas famílias. Seu manancial hídrico é usado para o consumo humano e também para prover as culturas produzidas pela família. Segundo Gaertner, na propriedade são cultivados tabaco, gado de corte, milho grão e silagem. Na outra ponta, ainda dentro das terras da família, há também a produção de morangos em estufas para a comercialização.

PROGRAMA

O Programa de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, iniciado em 2018, já proporcionou a recuperação de 15 nascentes. Além de melhorar a estrutura do local, a iniciativa também inclui a promoção de pesquisa, análises da qualidade da água, preservação e proteção da mata nativa e orientações gerais para um melhor abastecimento de água no futuro da Capital Nacional do Chimarrão. Até o ano passado, já haviam sido catalogadas ao todo 243 vertentes naturais mapeadas pelo interior de Venâncio.

CRÉDITO:Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal