Dia de Greve Geral mobiliza movimentos sindicais na região

Guilherme Siebeneichler
abril28/ 2017

O Comitê Supressindical de Venâncio Aires, formado pelos Sindicatos dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo, Alimentação, Calçado, Metalúrgicos, Rurais e da Construção Civil, integra a Greve Geral na região. Entretanto, o grupo prepara manifestações na Capital do Chimarrão a partir das 13h30min. A proposta é de realizar caminhadas e ato público na Praça da Matriz a partir das 15h.

Na manhã desta sexta-feira, o comitê se deslocou até Santa Cruz do Sul, onde se reuniu com manifestantes e entidades sindicais do município vizinho. Nas primeira horas ocorram bloqueios na BR-471, no Distrito Industrial. O ato foi realizado entre 6h e 7h. Ao longo da manhã as mobilizações seguem no município, em caminhada ao centro da cidade.

JUDICIÁRIO

Os servidores do Fórum de Venâncio Aires também realizam ato para marcar o dia de mobilizações. Às 14h em frente ao Judiciário local será realizada paralisação nas atividades. Devem integrar os servidores do Ministério Público e da Polícia Civil.

PELO ESTADO

As mobilizações durante a greve geral iniciaram cedo no Estado. Em rodovias do Rio Grande do Sul, manifestantes queimaram pneus na BR-290, a Freeway, desde as 5 horas. O trânsito chegou a ser bloqueado nos dois sentidos. Por volta das 6h20, a pista interior-Capital da Freeway foi liberada. O Batalhão de Operações Especiais precisou intervir para liberar a via. No sentido Capital-interior, no quilômetro 98, na ponte do Guaíba, tráfego segue bloqueado.

Na BR-116 e na BR-386, manifestantes também realizam bloqueio. Mais cedo, na Capital, manifestantes colocaram fogo na Avenida Mauá com a Rua Uruguai, no Centro. O tráfego no local chegou a ser bloqueado, mas já flui normalmente.

Na Capital, o transporte público não irá funcionar nesta sexta. Manifestantes fazem bloqueio impedindo a saída de veículos da garagem. Por volta das 5h30, não havia nenhum ônibus nas ruas – normalmente, já há 70 coletivos trabalhando neste horário.

Guilherme Siebeneichler