Dia D de vacinação contra a gripe é neste sábado

Olá Jornal
maio03/ 2019

Este sábado será o DIA D contra a Gripe. A Secretaria de Saúde estará com unidades abertas durante o dia para receber o grupo prioritário para a vacinação. As unidades Central, Gressler, Santa Tecla, Esf 1 Caic, Esf 2 Coronel Brito, Esf 3 Macedo e a Esf 7 Vila Mariante estarão abertas das 8h às 16h30min. Já as UBS de Deodoro, Centro Linha Brasil, Santa Emília, Palanque e Tangerinas vão receber os usuários das 8h ao 12h.

ESTADO

A campanha de vacinação contra a gripe terá neste sábado, 04, o Dia D, quando mais de 1,8 mil postos de saúde estarão extraordinariamente abertos para a imunização. Desde o início da campanha, em abril, cerca de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a influenza no Rio Grande do Sul. Ao todo, são mais de 3,8 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos aos quais as vacinas são destinadas.

Grupos prioritários para a vacinação
– Crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos)
– Gestantes (em qualquer período de gestação)
– Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
– Trabalhador da saúde
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Professores
– Policiais, bombeiros e militares
– Doentes crônicos (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepáticas, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantados ou pessoas com trissomias)

Todas as pessoas que integram os grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação se dá em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações, para a dose começar a ser efetiva, são necessários em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito chega cerca de um mês após a aplicação. Em alguns grupos com imunidade mais frágil, como nos idosos, esse período até que a vacine passa a proteger pode levar ainda mais, chegando a cinco ou seis semanas.

As condições do inverno favorecem a proliferação dos vírus da gripe no ambiente. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas permanecem mais tempo em locais fechados e pouco arejados, o que facilita a transmissão de pessoa para pessoa através de tosse ou espirros. O vírus da influenza também fica mais tempo em suspensão no ar com o clima frio e seco, característico do inverno.

Olá Jornal