Desfile Temático celebra os 35 anos da Oktoberfest neste domingo

Olá Jornal
outubro12/ 2019

A manhã de domingo, 13 de outubro, será de muita cor, alegria e encanto em Santa Cruz do Sul. A partir das 10h30, a rua Marechal Floriano, no centro da cidade, vai respirar as tradições germânicas com a realização do tradicional Desfile Temático. A parada, que anualmente recebe milhares de pessoas, é uma das atrações mais aguardadas pelo público durante a Festa da Alegria. Norteado pela temática da festa, História, Cultura e Tradição, o desfile deste ano será composto por 10 carros alegóricos e contará com a participação de mais de três mil figurantes. A animação ficará a cargo de uma banda fixa, com sonorização em toda a extensão do trajeto, além da presença de mais de 10 bandinhas típicas. “Será um momento de muita alegria. Esperamos que a comunidade prestigie e desfrute deste belo espetáculo”, convida o presidente da 35ª Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth.

Dentre as alas que compõem o Desfile estão os carros alegóricos, criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe. Ao longo do Túnel Verde – cartão postal da cidade – o público poderá conferir de perto todos os detalhes. Um dos carros fará alusão aos 35 anos da Festa da Alegria, homenageando todos os que fizeram parte desta história. A gastronomia típica, os jogos rurais e o memorial do imigrante também estarão representados. O carro das soberanas, que realça a beleza e a simpatia da mulher santa-cruzense, será abrilhantado pela presença da atual Rainha Ana Paula Bohnen e suas Princesas, Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger.

O Desfile contará também com a animação de grupos de danças (locais e convidados), bandas típicas, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), alegorias dos patrocinadores, entidades sociais e empresariais. O Bierwagen (Carro do Chope), a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, a Fubica do Fritz e a família símbolo da festa, Fritz, Frida, Max e Milli também são presenças confirmadas. A Coordenação de Desfiles neste ano é liderada pelo empresário João Waldemar Goerck e integrada por Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Marco Ellwanger, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes. O segundo desfile está marcado para o próximo domingo, 20, último dia da 35ª Oktoberfest.

Confira detalhes sobre os carros alegóricos:

Carro 01 – Família Fritz e Frida
Desejando boas-vindas aos visitantes da 35ª Oktoberfest, a família símbolo da festa – o casal Fritz e Frida e os filhos Max e Mili, – abre o desfile. Neste ano, em especial, haverá uma homenagem feita à cidade de Santa Cruz do Sul, destacada por suas cores e brasão da bandeira do município.

Carro 02 – As Soberanas
O segundo carro fará uma homenagem às soberanas da festa, representadas pela rainha Ana Paula Bohnen e suas princesas Jayne Inês Heck e Graziela Schoeninger. As rainhas e princesas de outras edições da Oktoberfest também serão lembradas e homenageadas, em comemoração aos 35 anos de história das soberanas. A animação da corte é feita pela Banda Fest.

Carro 03 – História, cultura e tradição
O terceiro carro introduz o tema da Oktoberfest deste ano: História, Cultura e Tradição, e exalta a bravura, a memória e o legado de nossos antepassados. Oriundos dos mais diversos locais do mundo, eles deixaram sua marca, com conquistas e desafios.

Carro 04 – O Imigrante
Dando continuidade a narração da rica história dos antepassados, o carro homenageia a cidade, através do memorial criado pelo Sr. Hildo Paulo Müller, inaugurado em 1969 e que, neste ano, completa 50 anos de história. Além disso, o desfile homenageia o imigrante trabalhador que, com o seu suor, construiu a cidade, através da força cooperativa.

Carro 05 – A História
Neste carro, destacam-se monumentos, memoriais e construções muito significativas de cidade, que fazem parte da construção da história e da cultura deste povo.

Carro 06 – Tradição
O destaque é a homenagem feita aos trajes típicos germânicos. Oriundos de várias regiões alemãs, cada localidade possuía a sua típica vestimenta e, até hoje, os grupos folclóricos fazem questão de resgatar esta tradição, com pesquisas aprimoradas das vestimentas.

Carro 07 – Tradição/Jogos rurais
Os anos iniciais da vida no Brasil sempre foram muito rígidos. As dificuldades eram imensas, mas a vida podia ser levada mais leve com a parceria e a alegria de todos. Por isso, diversas associações valorizavam momentos lúdicos, como bolão, tiro-ao-alvo e canto. Mais recentemente, novas atividades foram introduzidas. O sétimo carro demonstra a tradicional carroça, que remonta à dureza do trabalho no campo, mas que também, na diversão das olimpíadas rurais, trazem e fazem a alegria de todos.

Carro 08 – Oktoberfest 35 anos
Neste ano, a Festa da Alegria completa 35 anos. Por isso, este carro faz uma justa homenagem a todos aqueles que fizeram desta uma das mais animadas e tradicionais festas germânicas do mundo. Na alegoria, desfilam ainda as candidatas a soberanas do ano de 2019, homenageando a beleza das mulheres santa-cruzenses. A banda Os Liderais acompanha o carro.

Carro 09 – Culinária e Família
Em uma tradicional família alemã, alguns dos momentos mais bonitos são aqueles festejados nos animados encontros de família. Em torno de grandes mesas, são celebrados aniversários, casamentos, quermesses e todos os momentos especiais. Desta maneira, a saborosíssima gastronomia alemã também precisa estar presente. O carro destaca as cucas, mas também as típicas linguiças, eisbein (joelho de porco) e tantas outras delícias gastronômicas tradicionais.

Carro 10 – Bierwagen
Para encerrar o desfile com chave de ouro, temos o tradicional Bierwagen. Reportando-nos às tradicionais festas típicas alemãs, este carro traz as cores e a alegria da celebração em festas e atividades típicas atuais, mas também as lembranças das festas de antigamente ou das outras festas alemãs celebradas pelo mundo inteiro, com destaque para a Oktoberfest de Munique.

CRÉDITO: Four Comunicação 

Olá Jornal