Desfile Farroupilha acontece nesta terça-feira, no centro

Janine Niedermeyer
setembro19/ 2016

O Desfile Farroupilha de Venâncio Aires será realizado a partir das 8h30min desta terça-feira, 20, na rua Osvaldo Aranha. Diferente do desfile cívico, as entidades ‘sobem’ a Osvaldo Aranha em direção ao Parque do Chimarrão.

Este ano são 12 entidades filiadas à Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA) que participam do desfile. Outras pessoas que não são ligadas a entidades também podem participar do evento desde que se unam às agremiações filiadas.

Este ano o tema trazido ao público será “República das Carretas”, com sub-temas dividos por cada uma das 12 entidades tradicionalistas ligadas à ATVA. Entre os itens serão lembradas questões como revolução francesa e maçonaria, os italianos na revolução, os símbolos da República (hino, bandeira e brasão), a organização do governo e o fim da República.

Participam cerca de 1000 pessoas e de 300 a 500 cavalarianos. Após o desfile, haverá almoço e jogos de integração como truco, bocha, canastra, vaca parada, entre outros no Parque Municipal do Chimarrão. No mesmo dia haverá Missa Crioula na sede do CTG Chaleira Preta, em Linha Bem Feita.

Após a Semana Farroupilha, Venâncio Aires se prepara para receber a 2ª Inter-Regional do Enart, dias
24 e 25 de setembro. Serão 10 regiões tradicionalistas desembarcando no município, buscando vagas para o Encontro de Arte e Tradição (Enart) 30 anos, que ocorre em Santa Cruz do Sul, de 18 a 20 de novembro.

Foto: Rui Borgmann/ Arquivo AI PMVA

Janine Niedermeyer