Descoberta do potencial turístico e redescoberta de Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
junho03/ 2017

A largada para o projeto “Redescubra Venâncio” pode ser analisado sob dois aspectos, ao menos do ponto de vista da reportagem do Olá Jornal, que acompanhou a rota na manhã deste sábado, 3. Iniciativa para proporcionar passeios pela área rural de Venâncio Aires, a atividade traz uma redescoberta do que o município tem e a descoberta do potencial turístico que está adormecido, na própria comunidade.

Com farto campo de natureza, gastronomia e de prédios-casas e materiais históricos, as localidades interioranas resguardam o que se viveu e como ainda vivem as famílias rurais. O primeiro roteiro promovido pela Prefeitura de Venâncio, com parceiros em diferentes frentes de atuação, reuniu quase 30 pessoas que saíram logo cedo defronte à Igreja Matriz, recepcionados por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Venatur – que atuará como agência receptiva nos passeios – e do prefeito Giovane Wickert e o vice Celso Krämer que participaram de todo trajeto.

Em um circuito de pouco mais de 80 km, o “Redescubra Venâncio” passa por diversas localidades, mas fez suas paradas em pontos como Marechal Floriano, Centro Linha Brasil, Linha Isabel, Silva Tavares, Vila Deodoro e Linha Brasil. Uma marca do projeto são aqueles que foram denominados de “Mirantes do Mate”, sejam naturais (como no Cemitérios Evangélico de Marechal e Católico de C. L. Brasil) e de Deodoro, este construído na propriedade de Lauro Erdmann e que garante visibilidade para o perímetro urbano de Venâncio. Um cenário recheado de mata, nuvens e sol. O material para a construção foi doado pela Empresa Hass Paletes e neste sábado, 3, ocorreu a inauguração oficial do espaço.

O grupo que participou da rota ainda aproveitou para conhecer casas comerciais, como da antiga farmácia Pilz e do Salão Ludwig, além da Figueira Centenária e na parte gastronômica, todos puderam aproveitar as bolachas caseiras, linguiça, cucas, cafés e chás, o inseparável chimarrão nas propriedades rurais e fechando com a tradicional galinhada no balneário Paraíso em Linha Brasil.

Além desses aspectos, ficam aqueles que ainda poderão ser qualificados, como a presença de um guia-condutor falando de aspectos históricos – que desta vez não foi possível conforme os organizadores – mas que estará presente nos próximos, assim como o tempo de parada nos locais que ficaram desnivelados em função de horários a serem cumpridos e a qualificação dos próprios moradores, em recepção aos turistas, no sentido de estar inteirado sobre as realidades das localidades e de infraestrutura.

Fica, porém, a certeza de que o passeio é válido e abre novos olhares para que caiam preconceitos sobre Venâncio Aires, no aspecto de opções turísticas a serem exploradas. Uma semente que se planta, para que floresçam corações aventureiros em quem é daqui e fique perceptível para quem vem de fora.

Foto: Maicon Nieland-Olá Jornal – Veja mais fotos aqui !

Janine Niedermeyer