Deputados gaúchos se reúnem em Brasília na defesa do tabaco

Guilherme Siebeneichler
junho14/ 2016

A fim de discutir o posicionamento do governo brasileiro com relação à 7ªConferência da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (COP 7), que ocorre em novembro na Índia, o presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Gaúcha, deputado Adolfo Brito, e membros do órgão técnico Edson Brum  (PMDB) e Marcelo Moraes (PTB), bem como o deputado federal Sérgio Moraes (PTB), estiveram reunidos com o Ministérios na tarde desta segunda-feira, 13, em Brasília.

Conforme Brito, logo no início da tarde foi realizada uma audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, com quem os parlamentares buscaram reverter a resolução que restringe o financiamento de máquinas e implementos a produtores de fumo, além de solicitar apoio para o acompanhamento das negociações na COP 7.

“Aproveitamos o espaço para falar de outro assunto importante que é o Projeto de Melhorias da Energia nas Propriedades Rurais, que já tramita em Brasília, e obtivemos o apoio do ministro”, disse Adolfo Brito.

Na sequência, por volta das 16h, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira também recebeu a comitiva, desta vez com o secretário do Desenvolvimento Rural do RS, Tarcísio Minetto. O titular da pasta do Trabalho confirmou apoio aos produtores de tabaco durante a COP 7, as mudanças na liberação de crédito para os fumicultores junto ao governo federal, e o auxílio no andamento do projeto “Energia – a Qualidade que o Brasil Precisa”. “Com certeza, mais uma força política ao nosso lado”, afirmou o parlamentar.

AUDIÊNCIA

Na Capital Federal, o deputado Adolfo Brito se reúne, ainda na manhã desta terça-feira, 14, às 11h30min, com o secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Fabio Alves, junto do ex-secretário Ildo Grüdtner.

Já às 14h30min, participa de audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, que vai debater a COP 7. Outras agendas estão sendo marcadas com os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social.

Foto: Divulgação

Guilherme Siebeneichler