Deputados do PDT prometem apoio ao projeto do Distrito Industrial

Janine Niedermeyer
outubro26/ 2016

Um dos projetos mais importantes para o desenvolvimento industrial e econômico de Venâncio Aires foi pauta de encontro entre a bancada do PDT na Assembleia Legislativa, o prefeito Airton Artus e dois novos vereadores eleitos pelo partido na Capital do Chimarrão, Tiago Quintana e Sidi Ferreira. O encontro nesta terça-feira, 25, em Porto Alegre, pediu a interferência política dos deputados para a efetivação do projeto que se arrasta por três anos no Governo do Estado.

Os documentos do novo distrito industrial, projetado para ocupar a área do entorno da Penitenciária Masculina de Estância Nova, há 21 meses percorrem os corredores do Palácio Piratini sem um parecer definitivo. Até agora já foram 75 passos administrativos e o último despacho exigia um novo laudo de avaliação da área, já encaminhado a Associação de Arquitetos e Engenheiros de Venâncio Aires (Asseava).

“Acreditamos ser agora um passo final antes do encaminhamento à Assembleia Legislativa. Por isso, já explicamos o encaminhamento aos deputados e a importância deste para o nosso município”, destaca o prefeito e idealizador do projeto do Distrito Industrial, Airton Artus.

Do total de 103 hectares de terras pertencentes ao Governo do Rio Grande do Sul às margens da RSC 287, a Administração de Venâncio Aires busca a doação de pouco mais de 91 hectares para a concretização do segundo Distrito Industrial. Conforme projeto, é previsto o desmembramento em 168 terrenos individuais com tamanho médio de 3.200 m2 (40mt X 80m2).

“É uma área nobre, improdutiva e que estamos assistindo ser invadida. Empresas buscam áreas para se instalar no município e podíamos, inclusive, oferecer a ressocialização de apenados através do trabalho”, lembra o ex-secretário de Governo e vereador recém-eleito, Tiago Quintana.

Quintana, Sidi Ferreira e Ana Cláudia Teixeira prometeram seguir vigilantes e trabalhando junto ao Legislativo Municipal para concretizar a doação da área mesmo após o término do mandato do PDT na Prefeitura.

Fonte e Foto: Daiana Nervo/ AI PDT

Janine Niedermeyer