Deputados aprovam cassação do mandato de Eduardo Cunha

Guilherme Siebeneichler
setembro13/ 2016

Por 450 votos a 10, o Plenário da Câmara dos Deputados cassou o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar, segundo parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que o acusa de ter mentido em depoimento espontâneo à CPI da Petrobras ao afirmar que não tinha contas no exterior. Houve 9 abstenções.

Cunha é o sétimo deputado a ter o mandato cassado pelo Plenário na história na Câmara. Na bancada gaúcha, o único deputado ausente foi Sérgio Moraes (PTB).

Em discurso antes da votação, Cunha fez a defesa de seu mandato e atacou o Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o parlamentar, o processo contra ele foi fruto de uma “vingança”.“Estou pagando o preço de ter o mandato cassado por ter dado continuidade ao processo de impeachment. É o preço que estou pagando para o Brasil ficar livre do PT (…) O processo de impeachment que está gerando tudo isso. Eles querem um troféu para dizer que é golpe”, afirmou.

 

Cunha respondia, desde outubro do ano passado, a processo por quebra de decoro parlamentar por ter mentido sobre a titularidade de contas no exterior durante depoimento à CPI da Petrobras, em maio de 2015. O deputado sempre negou ser titular das contas – argumentando ser apenas o usufrutuário de um truste.

CRÉDITO: Agência Câmara Notícias

Guilherme Siebeneichler