Deputado Heitor Schuch reafirma emenda para construção de Emei em Santa Emília

Olá Jornal
novembro19/ 2021

No fim da tarde desta quinta-feira, 18, o Deputado Federal Heitor Schuch (PSB), os vereadores Elígio Weschenfelder e Sandra Wagner e o ex-Prefeito e atual Secretário-adjunto de Obras do Estado, Giovane Wickert, estiveram reunidos com representantes da comunidade de Vila Santa Emília para tratar sobre o andamento do projeto de construção de
uma Escola de Educação Infantil naquela localidade. Também participaram do encontro, realizado na sede do Frigorífico Kroth, os diretores da empresa, o presidente do Círculo de Pais e Mestres da Escola São Luiz, André Freitag, e a representante da comunidade, Veralice Reckziegel, e ainda, a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Flávia Kieling.

Na reunião, o Deputado reafirmou o compromisso com a comunidade, assumido ainda no fim do ano passado, de encaminhar uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para concretização do sonho daquela comunidade, cuja demanda gira em torno de 90 crianças. “Assim como a emenda já tinha sido confirmada para este ano, reafirmo que ela estará disponível no orçamento do próximo ano. Mas para isso, precisamos do encaminhamento do projeto por parte do Município”, destacou Schuch.

O imbróglio com a área A área de 1,1 hectare onde está instalada a Escola São Luiz, pertencia a Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), no entanto, vinha sendo administrada pelo Estado. Em 2019 a Administração Municipal, do então Prefeito Giovane Wickert, iniciou o processo de desapropriação e adquiriu a área, com recursos próprios. No entanto, o depósito feito em juízo ainda não teve o despacho favorável, desta forma, a matrícula do
imóvel ainda não pertence a Administração Municipal. Em caso positivo da Justiça, o Município fará a divisão da área, separando em duas matrículas, viabilizando, desta forma, o espaço ao lado da escola, para a construção da Emei.

Flávia Kieling, representando a Secretaria Municipal de Educação, explicou que o Município compartilha do desejo de erguei a Escola de Educação Infantil naquela localidade. “Por conta da falta deste despacho da juíza ainda não se conseguiu cadastrar um projeto, mas já fizemos todo um levantamento da demanda, engenheiro e topógrafo já realizaram medições e temos até um pré-projeto já levando em consideração o modelo de uma Emei tipo B – Pró Infância, que precisa atender requisitos como metragem. Seguimos apenas no aguardo deste despacho. Inclusive o
Secretário esteve em audiência com a Juíza no mês de julho, mas desde então ainda não obtivemos nenhuma novidade”.

O Deputado Federal ainda adiantou que a garantia é de uma emenda de transferência especial, ou seja, que facilita o processo de formatação e aprovação do projeto. “A emenda foi remanejada. E o dinheiro novamente está reservado, assim como outros valores para saúde e infraestrutura no município. Eu reafirmo meu desejo de ver nesta comunidade esta escola, para os pais poderem trabalhar tranquilos e com os filhos em um local adequado e seguro.”

Giovane Wickert enfatizou a importância da união de esforços para que este sonho da comunidade vire realidade. “Está aí a importância da união de esforços para ver o projeto sair do papel. Trabalhamos incansavelmente pela reversão desta área e que terá grade importância para a comunidade quando finalmente tiver ali o sonho de uma Emei
concretizado. Vamos seguir unidos, buscar junto a juíza, promotor o andamento deste processo para não trancar o andamento e a formação do projeto”.

Para os próximos dias, os vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, através da Câmara de Vereadores, buscarão uma reunião com a juíza responsável pelo ato ordinatório para explicar a importância do despacho favorável do processo.

CRÉDITO: AI PSB

Olá Jornal