Deputada Kelly Moraes quer incluir Fenachim no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul

Olá Jornal
maio19/ 2022

A deputada estadual Kelly Moraes (PL) quer incluir a Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul. O projeto foi protocolado na última sexta-feira, 13, na Assembleia Legislativa gaúcha. A medida foi anunciada durante sua passagem pela festa, na última semana.

Deputada Kelly Moraes visitou o espaço do Olá Jornal na Fenachim e detalhou projeto

Para a deputada, este é um reconhecimento que contribuirá para o evento reforçando sua importância para o Estado. “Venâncio Aires é tida como a Capital Nacional do Chimarrão, esse é um patrimônio cultural que já está aprovado, mas a festa em si não está no calendário oficial do estado. Acreditamos que sempre quando fazemos um projeto desse, a gente contribui não só com a festa, mas com o município, com os visitantes, com os expositores, então por isso que nós tomamos essa iniciativa”, explica.

Kelly destaca a relevância da retomada pós-pandemia dos eventos para os municípios em âmbito cultural, social e econômico. “As festas como a Fenachim é uma maneira da retomada das pessoas não só das empresas. Eu vejo como a imprensa, as pessoas, os empresários, os expositores vêem isso como muito positivo e a Fenachim está tendo essa repercussão, está caminhando dentro do nosso objetivoque é de estarem aqui, virem prestigiar. Os empresários eu vejo que estão dando sinal positivo, então a retomada ela também tem esse compromisso. Eu tenho a certeza que estou contribuindo um pouquinho colocando a nossa Fenachim no calendário oficial do estado”, avalia.

IMPORTÂNCIA
Diversas comemorações que ocorrem no Estado, como festas e feiras, integram o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. Esta é uma forma de prestigiar, divulgar e valorizar as comunidades e entidades que organizam os eventos. As atrações incluem cultura, gastronomia, tradição e entretenimento. A inclusão da festa no calendário possibilitará ainda um incentivo à produção primária do município, tanto de erva-mate como de outras culturas, à divulgação da gastronomia local, à interação cultural e ao desenvolvimento regional.

Na justificativa do projeto, a deputada faz um resgate da história do evento e reforça sua importância social. “Na sua última edição, em 2019, a Fenachim apresentou lucro de R$ 90 mil, registrou mais de 95 mil visitantes e arrecadou 908 quilos de alimentos não perecíveis, que foram repassados ao Banco de Alimentos”.

Também destaca que a Assembleia já declarou a festa como patrimônio cultural do Estado. “Incluindo no Calendário Oficial de Eventos do nosso Estado este evento ímpar e de notada relevância. Faço lembrar que esta Casa já reconheceu e declarou o festejo como integrante do Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul”, afirma no texto.

Olá Jornal