Depois de cinco anos homenageando homens, Feira do Livro terá uma mulher como patrona

Olá Jornal
maio16/ 2018

Na noite da última sexta-feira, 11, durante o Sarau Cultural a comissão organizadora da 19ª Feira do Livro de Venâncio Aires anunciou a patrona da edição deste ano. O maior evento literário do município irá homenagear a escritora Cíntia Moscovich, depois de cinco anos tendo patronos homens. A última foi Valesca de Assis, na edição de 2013.
Escritora e jornalista, Cíntia é mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas literárias. Entre vários prêmios literários conquistados, destaca-se o primeiro lugar no Concurso de Contos Guimarães Rosa, instituído pelo Departamento de Línguas Ibéricas da Radio France Internationale, de Paris, ao qual concorreu com mais de mil e cem outros escritores de língua portuguesa.
Moradora de Porto Alegre a escritora foi patrona da 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorreu em 2016 e já publicou diversos livros, os mais recentes são: “Porque sou gorda, mamãe?” (2006), “Mais ou menos normal” (2007) e “Essa coisa brilhante que é a chuva” (2012).
De acordo com Cíntia a literatura sempre esteve presente em sua vida. “Sou de uma família onde havia sempre contações de história e incentivo à leitura. Escolhi minha profissão baseada nisso, onde eu poderia estar perto da escrita e dos livros”, explica.
Para ela, ser a patrona da feira do livro é um honra e quase não pode ser explicada em palavras. “Ser uma das poucas mulheres a ser homenageada é um privilégio ainda maior. É também um aviso que estou caminhando na direção certa”, comenta.
Segundo Cíntia, Venâncio Aires é uma cidade muito querida e receptiva. “A minha expectativa para a Feira do Livro é a melhor. Espero que todo esse amor que a cidade possui se traduza nesta Feria. Além disso, este evento é uma forma de atrair e fazer novos leitores, e mostrar o valor que a literatura tem para a formação de um cidadão”.
O tema da próxima Feira do Livro que ocorre entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro será “Ler para Transcender”. No evento, cerca de 10 livrarias estarão expondo seus livros. Além disso, espaços culturais garantirão atrações para escolas e famílias que visitarão o Parque do Chimarrão.
A Feira do Livro de Venâncio Aires é realizada pela Prefeitura, com o envolvimento das secretarias da Cultura, Educação, Obras e Comunicação, em parceria com o Sesc.

Olá Jornal