Depois da vacina contra Poliomelite e Sarampo chega a vez do HPV

Olá Jornal
setembro18/ 2018

Foi encerrada na sexta-feira, 14, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e o sarampo. De acordo com a coordenadora do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carla Lili Müller, com a realização de dois dias D, o município alcançou o índice de 97% na imunização contra a pólio e de 96,6% contra o sarampo, ultrapassando a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

O setor de imunização da SMS direciona suas atenções a campanha de vacinação do HPV, incluída no Calendário Nacional de Imunização, do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, em 2014. A vacinação é voltada para meninos com idades entre 11 a 13 anos e meninas de nove a 14 anos. Ela deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. Conforme Carla Lili, “ em 2017 apenas 10 % da público alvo foi vacinado, e neste ano apenas 167 jovens receberam a vacina contra HPV”.

Governo Federal e Ministério da Saúde reforçam a importância da vacinação contra o HPV, a vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16, 18). Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. A partir deste ano, serão apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece seis meses após a primeira aplicação. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose, para a prevenção acontecer, é preciso tomar as duas doses.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal