Demandas de Paredão Pires são apresentadas ao Executivo e Legislativo

Janine Niedermeyer
janeiro06/ 2017

Durante esta sexta-feira, 6, uma comitiva formada por integrantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Venâncio Aires visitou a região serrana do município. O presidente do Legislativo, Gilberto dos Santos, o vice-prefeito Celso Krämer e o secretário municipal da Agricultura, André Kauffmann foram conferir a situação das estradas, assim como ouvir as principais demandas dos moradores da localidade de Alto Paredão Pires, distante a cerca de 63 quilômetros da área urbana.

Recebidos por cerca de 50 moradores, as autoridades municipais ouviram por mais de duas horas as principais reivindicações da população. Na primeira visita realizada fora do gabinete depois de assumir o governo municipal, os governantes se deparam com problemas pontuais, que ao serem resolvidos, serão de grande importância à comunidade.

“Precisamos de pequenas coisas, mas que são essenciais, muito importantes para nós”, salientou Leonir Astério Watte, um dos cerca de 80 produtores de tabaco da localidade. Entre os pedidos está a melhoria na iluminação pública, que é composta por cerca de 50 postes na comunidade, mas que nenhum está com lâmpadas em funcionamento.

De acordo com o vice-prefeito, providências serão buscadas em até 10 dias. Além disso, o secretário de Agricultura garantiu que pequenas ações como encomendas de milho, assim como cadastro e recadastramento de bloco serão levadas pela Prefeitura à localidade, para que os moradores não precisem se deslocar à cidade. O responsável pela pasta ainda destacou o trabalho das ‘Patrulhas Agrícolas’ que deve iniciar em breve, garantindo assim melhorias para os acessos às propriedades.

“Este é um setor que está bastante abandonado nos últimos anos. E meu desafio na secretaria será criar políticas para todos, não importando a região ou número de produtores”, destacou Kauffmann.

Ele ainda enfatizou que a pasta dará o suporte necessário para que moradores da localidade se organizem em forma de associação para buscar recursos para, por exemplo, adquirir máquinas.
Ainda, entre as demandas, o assunto saúde não ficou de fora.

Demandas locais

Os moradores querem uma atenção especial, com aumento no atendimento no posto local. O vice-prefeito, por sua vez, lembrou da Unidade Móvel de Saúde que poderá ser um grande ganho para comunidades como esta assim que for colocado em funcionamento. A falta de água, assim como de luz, também esteve entre os assuntos abordados, e que serão analisados pela Administração Municipal, que buscará uma solução imediata.

Krämer também anunciou ao presidente da comunidade católica Nossa Senhora das Graças, Sandro Josiel de Queiroz, de que já foi buscado junto ao Corpo de Bombeiros a legalização, como o alvará de funcionamento da sede comunitária, para que posa ser utilizada para pequenos eventos, angariando assim recursos próprios.

Já o presidente da Câmara, Gilberto dos Santos, ao conversar com os moradores destacou o apoio que será dado ao Executivo para que possa realizar os trabalhos necessários em prol do município.

Fonte e foto: Vanessa Behling/ AI Câmara de Vereadores

Janine Niedermeyer