Demanda de Batalhão para a Brigada Militar chega a Secretaria de Segurança Pública

Olá Jornal
novembro03/ 2021

Uma comitiva de Venâncio Aires composta pelo prefeito Jarbas da Rosa, vice Izaura Landim, presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana, presidente do Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro), Dieter Knak e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelsoir Battisti, esteve em audiência nesta quarta-feira, 03, na Secretaria de Segurança Pública, em Porto Alegre. Apesar de agenda confirmada com o secretário e governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, uma emergência fez a comitiva ser atendida pelo seu assessor direto, Juarez Hampel. O Município articulou documentos das três representações para a demanda principal de criação de um Batalhão da Brigada Militar no município para atendimento a oito cidades. Atualmente, a BM de Venâncio Aires integra a regional de Santa Cruz do Sul com 23 municípios de abrangência.

Como 26ª economia do Estado, a comitiva local destacou a falta de contrapartida do Estado diante de tantos investimentos e esforço comunitário para manutenção dos serviços de segurança. “Temos um presídio com mais de 600 presos e menos de 40% do efetivo que deveria ter na Brigada Militar em Venâncio. Nossa comunidade e a Prefeitura fazem a sua parte, auxiliando financeiramente, por intermédio do Consepro, e se ressente ao vermos que Venâncio sequer foi contemplado com a última destinação de 221 viaturas realizada pelo Governo do Estado à Brigada Militar”, destacou o presidente do Consepro, Dieter Knak.

O vereador Tiago Quintana também cobrou as contrapartidas estaduais quando da concretização do presídio estadual, como reforço no efetivo e construção de uma nova Delegacia de Polícia.

Na oportunidade, o assessor da secretaria estadual destacou que todas as demandas serão encaminhadas e avaliadas o mais rápido possível pela equipe técnica da Segurança Pública. Em contato telefônico com o prefeito Jarbas da Rosa, o secretário-adjunto da Pasta, coronel Marcelo Frota, confirmou o seguimento da demanda para o comando da BM no mesmo dia. Além disso, há expectativa de visita do vice-governador ao município nos próximos dias para a entrega de dois veículos confirmados para a Brigada Militar (camionete Duster) e Corpo de Bombeiros (novo Resgate).

Diante dos encaminhamentos, o prefeito de Venâncio Aires avaliou de forma positiva a agenda na capital. “O encontro foi muito produtivo. Importante unir o trabalho técnico com a articulação política. Levar ao conhecimento do Estado a união que existe em Venâncio Aires para garantir um reaparelhamento da nossa segurança pública. Acredito que essa mobilização já está trazendo resultados positivos, mas não vamos descansar antes de concretizarmos a transformação da Companhia da BM em Batalhão”, completou Jarbas da Rosa.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal