Delicadeza e beleza das orquídeas expostas em Venâncio até este domingo

Guilherme Siebeneichler
dezembro02/ 2017

Venâncio Aires sedia neste fim de semana a 4ª Exposição Estadual de Orquídeas Laelia Purpurata.
O evento, no Pavilhão São Sebastião Mártir, iniciou nesta sexta-feira, dia 1º, e se estende até domingo, às 18h. A realização é do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Passo do Sobrado e Mato Leitão; e da Federação Gaúcha de Orquidófilos do RS. Além disso, tem o apoio da Prefeitura de Venâncio.
Na tarde deste sábado foi realizada a abertura oficial da exposição, que contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert e Celso Kramer; vereador Chico Rech; coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Angélica Diefenthaler; o secretário Municipal de Agricultura, André Kaufmann; Vicente Fin que representou a Emater; o presidente da Federação Gaúcha de Orquidófilos, Sílvio Aurélio Jaeger; e o presidente do NOVA, Claudio da Costa Cruz.
Na ocasião foram feitas as entregas das premiações aos cultivadores das duas melhores plantas. O prêmio de melhor planta do Nova ficou com Claudio da Costa Cruz e o prêmio de primeiro lugar da melhor planta da exposição ficou com o santa-cruzense Daniel Chambart.
No total foram premiadas 61 plantas. Destas, 11 são de cultivadores associados à NOVA, que completou neste ano 25 anos de fundação e conta com 80 sócios.
A solenidade de abertura ainda foi abrilhantada pela participação do 7º Batalhão de Infantaria Blindado ‘Regimento Gomes Carneiro’, de Santa Cruz do Sul.
Além das mais 1.065 plantas em exposição, de 142 expositores, há uma grande variedade de orquídeas para comercialização.
Neste domingo, os portões abrem às 9h. Durante o dia, o atual presidente da Federação Gaúcha, o Venâncio-airense Sílvio Aurélio Jaeger, passa o cargo, após quatro anos, a Carlos Griebler, de Montenegro.

Guilherme Siebeneichler