Delegação paralímpica brasileira desembarca no RJ nesta quarta-feira

Janine Niedermeyer
agosto30/ 2016

A delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 começará nesta semana a chegar à cidade-sede da competição. Nesta quarta-feira, 31, as equipes de esgrima, halterofilismo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei sentado, canoagem e remo desembarcam no Aeroporto Santos Dumont.

Os atletas estarão à disposição da imprensa no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, a partir de 12h. Após a ação, o grupo segue para a Vila Paralímpica.

O Brasil é uma potência paralímpica e busca o 5º lugar no quadro geral de medalhas dos Jogos Rio 2016. A equipe terá de superar a 7ª posição dos Jogos de Londres, quando conquistou 21 ouros, 14 pratas e oito bronzes. A delegação brasileira será a maior da história, com 287 atletas em 22 modalidades.

Tocha

Criada sob o mesmo conceito de “Paixão e Transformação” que a tocha Olímpica, mas com desenho e características próprias, a tocha Paralímpica Rio 2016 também terá um formato peculiar de revezamento. Entre quinta (1º) e segunda (5), ela será acesa nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Natal (RN), São Paulo (SP) e Joinville (SC), que representam as cinco regiões do país.

Na sexta (6), o revezamento chega ao Rio de Janeiro e as cinco chamas regionais, mais a que será acesa em Stoke Mandeville (cidade inglesa onde nasceu o movimento Paralímpico) no dia 2, se unirão no Museu da Amanhã, no centro da cidade, para formar o fogo que iluminará o Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos. Durante o evento, ela ficará acesa na Candelária, também no centro.

Fontes: CPB e Rio 2016 / Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Janine Niedermeyer