Defesa Civil presta apoio e compila dados dos estragos causados pelo temporal desta quarta-feira

Olá Jornal
dezembro17/ 2020

Os cerca de 70 milímetros de chuva que caíram em Venâncio na tarde desta quarta-feira, 17, causaram diversos transtornos e estragos. A Defesa Civil junto com o Corpo de Bombeiros atuou até à noite para atender os casos em que foram necessárias lonas para cobrir residências destelhadas e para fazer a remoção de árvores e postes da rede elétrica que caíram com o temporal.

No quartel local dos Bombeiros, a Defesa Civil fez a entrega de lona para cerca de 20 pessoas. A ação foi coordenada pelo coordenador da Defesa Civil, Dário Martins. “Durante a manhã seguiremos percorrendo o município para averiguar os estragos, que serão compilados para relatórios para abastecer a Defesa Civil estadual, e também para prestar ajuda, com lonas e o que mais for necessário. Já que o apoio inicial ontem se concentrou em dar abrigo, cobrir as casas. Máquinas da Secretaria de Infraestrutura também já estão nas estradas desobstruindo a passagem de veículos, como em Linha Campo Grande, localidade mais atingida pelo temporal no município”.

O Secretário ainda explica que não será encaminhado Decreto de Emergência por conta de ter sido um temporal de forma localizada e não alcançar uma porcentagem de valor per capita necessária para poder fazer o encaminhamento. “Mas a Administração Municipal dará assistência no que for possível a estas famílias assoladas por este temporal”.

A região mais atingida foi Campo Grande, no 9º Distrito. Na localidade, a chuva intensa de granizo danificou lavouras de tabaco e de milho e telhados de galpões e residências. A sede do Clube 20 de Setembro, de Linha Cerro dos Bois, por exemplo, teve a cobertura totalmente arrancada com o forte vento.

Lavouras também nas localidades de Linha Cipó, Linha Julieta, Sexto Regimento, Ponte Queimada, Taquari Mirim foram destruídas pelo granizo. A filial da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) de Venâncio recebeu até a manhã desta quinta-feira, 17, cerca de 200 notificações.

Alguns moradores da área rural do município ainda seguem sem energia elétrica.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal