Defesa Civil mantém alerta para cheias nesta quinta-feira

Olá Jornal
julho16/ 2020

Nas últimas 24 horas não foram registrados volumes significativos nas bacias gaúchas. Porém as chuvas devem retornar ao estado já nas próximas horas, com os maiores acumulados principalmente na metade norte do estado, sobretudo em bacias já afetadas pelas cheias dos últimos dias, onde o solo encontra-se úmido e os rios acima da normalidade, sendo estas condições favoráveis a ocorrência de novos eventos de cheias com possibilidade de novos eventos de inundações.  Nesta quinta-feira, 16, a previsão do tempo indica chuva na região. O volume pode ultrapassar os 40 milímetros.

Na bacia do Taquari-Antas, os rios Taquari e Das Antas já voltaram ao leito, porém seguem acima da normalidade. Segundo órgãos estaduais, o Rio Taquari e na bacia do Pardo, são esperadas as maiores respostas hidrológicas em função das chuvas.

A condição de alerta é mantida nos próximos dias para as bacias Ijuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Lago Guaíba e para o rio Uruguai, sobretudo no médio e baixo Uruguai.

Em Venâncio Aires a Defesa Civil segue coordenando ações de reconstrução do segundo distrito (Mariante) e localidades próximas. Além disso, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, atuam nas reformas e limpeza de vias públicas. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação segue atendendo as famílias atingidas pela enchente.

Olá Jornal