Defesa Civil emite alerta de enchente em Vila Mariante

Guilherme Siebeneichler
outubro19/ 2016

A Defesa Civil de Venâncio Aires está emitindo alerta para as famílias residentes às margens do rio Taquari, especialmente região de Vila Mariante, Itaipava das Flores e Estância Nova. O nível do rio Taquari, no início da tarde de hoje (19) já media 13,4 metros, sendo o normal 1,60 metros.

A previsão da Defesa Civil Regional é que, na região de Estrela, o rio ultrapasse 24 metros nas próximas horas, causando assim enchentes de grandes proporções em Venâncio Aires a partir desta noite.

Defesa Civil, Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros já trabalham na organização de abrigo na região, veículos e máquinas. Um barco também já está preparado para qualquer situação de resgate. O serviço de meteorologia prevê que as chuvas devem seguir na região até às 21h. Nas últimas 72 horas foram registradas 233 milímetros de precipitações na região central da cidade. Um novo boletim será emitido após às 16h.

RIO TAQUARI

Em Encantado o Rio Taquari começou a baixar, atingindo 40,18 m por volta das 18h desta terça-feira, 18. Em Estrela as águas começam a estabilizar. Na na leitura das 11h o nível baixou 07 cm e atingou 21,39 m. As águas atingiram a altura máxima na régua por volta das 5h45 quando estava em 21,59m. O normal no Porto do município é de 13 m.

PREVISÃO

A chuva permanece sobre o estado até esta quinta-feira, 20. O fim de semana será de tempo nublado com aberturas do sol. A chuva retorna ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira, 24, com baixos volumes até o quarta-feira, 26.

 

Guilherme Siebeneichler