Dedetização pública contra insetos de verão está em andamento no município

Olá Jornal
fevereiro22/ 2019

Com a proliferação de baratas no perímetro urbano durante as altas temperaturas, as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciaram neste mês, após pedidos da população e pressão política, o processo de dedetização das baratas, principalmente, nos sistemas de drenagem pluvial do município.
O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Éverton Notti, conta que estão sendo aplicadas iscas de gel baraticida não são solúveis a água, nas proximidades dos bueiros. “Elas são atrativos para as baratas, que pegam as iscas, levam para o seu ninho e contaminam o restante das baratas, que acabam morrendo”.
Notti comenta que após isso, as baratas mortas viram alimentos da sua própria espécie, que acabam sendo contaminadas também. Com isso, o processo para minimizar a proliferação do inseto ocorre como um ciclo e de diferentes formas.
Ele comenta que talvez não será possível avaliar de forma concreta o resultado da ação, já que, a maioria das baratas acabam morrendo no esgoto. Mas garante, que o método utilizado no município é um dos mais modernos.
A ação de dedetização que teve orientações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEPAM) deve ser finalizada na próxima semana. A aplicação do produto está sendo realizada por um grupo de servidores públicos, que atuam de forma voluntária.

BAIRROS
O Chefe de Gabinete do Prefeito, Marcelo Haas, que também atua na ação, explica que o gel baraticida será aplicado entre as ruas Carlos Wagner, Emílio Michel, Expedicionários e Pedro Grunhauser. “Iremos aplicar o produto em algumas bocas de lobo, entre estas quatro ruas selecionadas, que formam um triângulo”, complementa.

Olá Jornal