Debate sobre reforma da previdência na Unisc

Olá Jornal
maio30/ 2019

No dia 7 de junho, sexta-feira, a partir das 19h30, acontece no Auditório Central da Unisc um debate sobre o projeto de reforma da previdência social (PEC 06/2019), proposto pelo governo federal e que tramita na Câmara dos Deputados. O evento contará com a presença dos seguintes debatedores: Heitor Schuch (PSB/RS) – integrante da Comissão Especial de Reforma da Previdência; Henrique Fontana (PT/RS) – integrante da Comissão Especial de Reforma da Previdência; e Tiago Kidricki – presidente da Comissão Especial de Seguridade Social da OAB/RS.

A promoção é da Associação de Docentes da Unisc, Diretório Central de Estudantes, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Departamento de Ciências Humanas, curso de História, curso de Geografia, Departamento de Letras, Diretório Acadêmico do Direito, curso de Comunicação Social e curso de Serviço Social.

O evento, voltado a estudantes, professores e à comunidade em geral, estando aberto a todos os interessados, visa a proporcionar informações atualizadas sobre os principais pontos em discussão na Câmara dos Deputados, bem como esclarecer aspectos que têm merecido atenção insuficiente na imprensa, como a desconstitucionalização, a capitalização e “o passivo do INNS em caso de implantação da capitalização, entre outros.

Os organizadores buscaram contemplar os diferentes pontos de vista no debate, tendo sido convidados deputados favoráveis e contrários à proposta do governo. Todavia, apesar do empenho nas últimas semanas em trazer deputados favoráveis ou parcialmente favoráveis ao projeto da reforma, não houve confirmação de nenhum deles. Foram contatados os deputados Marcelo Moraes (PTB), Jerônimo Goergen (PP), Alceu Moreira (MDB), Giovani Cherini (PL) e Darcisio Perondi (MDB), os quais alegaram impossibilidade de estarem presentes. O ex-ministro da previdência Jair Soares (PP) também foi convidado e, por ter assumido outro compromisso na data do debate, demonstrou interesse em vir à universidade em outro momento para falar do tema.

O debate terá quatro momentos. Inicialmente, serão apresentados pequenos vídeos em que representantes do governo justificam a PEC 06/2019. A seguir, haverá a exposição de cada debatedor por 20 minutos. Após, serão feitos questionamentos pelos promotores do evento. Por fim, haverá espaço para as manifestações e perguntas do público.

CRÉDITO: AI Unisc 

Olá Jornal