“De Vênus a Júpiter” envolve grande grupo de interessados em explorar o cosmos

Guilherme Siebeneichler
setembro25/ 2017

No fim de tarde deste domingo, 24, um grupo de mais de 50 pessoas participou do primeiro tour de observação astronômica “De Vênus a Júpiter” promovido pela Administração municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Centro de Estudos Ufológicos de Venâncio Aires (CEUVA).

O grupo embarcou no centro da cidade e seguiu de ônibus em direção ao interior do município. O local foi mantido em suspense durante toda a semana. Durante o percurso, o desembarque aconteceu em frente ao Ginásio do Gigante em Linha Travessa, e prossegui com uma caminhada até a Escola do Chimarrão, onde foram recebidos com erva-mate e água quente.

Após o preparo do chimarrão, o grupo seguiu com uma caminhada de um pouco mais de 1 km até uma propriedade particular. Conforme os organizadores, este tipo de prática requer um espaço reservado, que proporcione adequada visão panorâmica do céu e sem interferência de luz.

Devido ao clima não estar favorável, não foi possível visualizar os planetas, como Saturno e Júpiter. Mas, os telescópios estavam disponíveis, e o momento foi de contação de histórias e de tirar dúvidas. A equipe do Ceuva conversou com os participantes e o momento foi de descontração e conhecimento. Após os participantes apreciaram um café colonial com produtos feitos de erva-mate.

Uma próxima edição já está sendo organizada, que já conta com lista de espera. Dentro dos próximos dias maiores informações serão divulgadas.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler