De um Salve Venâncio à Fora Temer no Desfile Cívico

Janine Niedermeyer
setembro07/ 2016

O dia de desfile cívico da Semana da Pátria em Venâncio Aires foi do início ao fim com demonstrações de patriotismo, mas em tons diferentes. A programação no Dia da Independência e de feriado nacional reuniu famílias ao longo das calçadas na rua Osvaldo Aranha, para conferir a caminhada feita por escolas e entidades, por cerca de 2h.

O vento gelado foi vencido com um bom chimarrão pelo público que assistiu e com o corpo em movimento por quem integrou o desfile. O evento neste 7 de setembro foi aberto por Roger Landim com a condução da Tocha Olímpica. O venâncio-airense foi um dos dois nomes selecionados por patrocinadores das Olimpíadas para conduzir o símbolo dos jogos, no revezamento que passou na cidade de Santa Cruz do Sul.

Seguido pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, Roger puxou a frente do trajeto que foi feito por todos na rua Osvaldo Aranha, entre as ruas Conde D’Eu e Jacob Becker. Orquestra Municipal, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como Conselho Tutelar, Grupo Vida Ativa, Maturidade Ativa do Sesc, Apae e Codeva antecederam a participação das escolas.

VEJA MAIS FOTOS AQUI!

Em um único bloco vieram juntas as escolas infantis municipais, seguidas por outros 14 educandários das redes particular, municipal e estadual de ensino. Cada uma, de alguma formou enfatizou as lembranças em homenagem à Venâncio Aires, destacando pessoas que viraram nomes de ruas, bairros e instituições variadas.

Desfile em Mariante

A Escola Estadual Mariante, que fechou o ciclo dos educandários com sua banda, ainda fez o convite para a comunidade prestigiar o desfile no distrito de Vila Mariante, no sábado, 10, a partir das 14h. A programação ficou para esse fim de semana, em função da chuva no último dia 4.

AUBF Futsal, ONG Amigo Bicho, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e clubes de serviço estiveram na parte final do desfile, que ainda fechou com a participação da frota de veículos do Corpo de Bombeiros, como caminhões, caminhonetes e barco. Grupos de motociclistas também abrilhantaram a reta final do desfile cívico.

Protesto

Um grupo de manifestantes ainda fez sua participação, com faixas em protesto ao governo de Michel Temer, que assumiu a presidência após o impeachment da então presidente Dilma Roussef.

desfile_protesto

O chamado “Ato em defesa da democracia #ForaTemer” também seguiu até o fim do desfile, na rua Jacob Becker, com cartazes trazendo manifestos de indignação, como: “E agora, acabou a corrupção?”, “Nós não TEMERemos”, “Diretas Já”, “Cadê os meus amigos que lutavam contra a corrupção? Não os reconheço”.

Um dos participantes do ato, o estudante Samuel Teixeira enfatizou que novos mobilizações desse tipo devem ocorrer na cidade, para chamar a atenção da população. Foram cerca de 30 pessoas presentes nesse grupo.

Fotos: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer