A dança tradicional portuguesa em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
dezembro01/ 2016

Muitos já dançaram uma ciranda, chula ou fandango. Pois esses são gêneros hoje alicerçados em grupos tradicionalistas gaúchos, mas que fazem parte do leque de danças vindas de Portugal, acompanhados por outras como os viras, bailinho de madeira e farrapeia.

Essa variedade de danças da tradição portuguesa vai ser mais explorada a partir de 2017, assim como suas origens, em Venâncio Aires. O Departamento Cultural da Associação Amigos do Cemuc, junto com a Escola Estadual Brígida do Nascimento, vai fundar um grupo de danças com a participação dos alunos.

A psicopedagoga Maria Zulmira Portella de Moura, que integra o departamento cultural do Cemuc, explica que a proposta é resgatar essa parte da cultura açoriana e o educandário do bairro Brígida tem forte ligação com a história das origens de Venâncio Aires.

Para desenvolver essa parte inicial do projeto, no próximo ano, o grupo já contatou um instrutor de danças natural de Portugal e que reside em Porto Alegre, Luiz Ramos. A ideia é desenvolver o projeto com alunos das séries iniciais do ensino fundamental, na faixa dos 4º e 5º anos, para que a modalidade tenha prosseguimento no decorrer dos anos.

“A 6ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação) inclusive está exigindo projetos de música que pode tornar mais viável o projeto”, explica Zulmira, que recebeu a reportagem na última semana, durante reunião das integrantes do departamento cultural, criado em 14 de outubro de 2010.

São 15 mulheres fazendo parte do grupo, que de forma ordinária se reúne uma vez por mês. Na formação estão professoras, escritoras e demais profissionais, como duas das fundadoras Carmen e Corália Guedes.

TRAJES
Conforme Zulmira, junto ao projeto estão sendo pensados também os trajes típicos. “O grupo precisará escolher uma região de Portugal, pois cada ilha de lá tem um traje específico. As danças gauchescas têm muito da origem portuguesa, inclusive nos trajes. A população de Venâncio às vezes não tem clareza disso, da parte gastronômica e da língua e nosso grupo resgata muito isso”.

O departamento cultural do Cemuc nunca realizou apresentações, mas participou de programações com trajes da Ilha do Pico, em eventos como abertura da Fenachim, Feira do Livro e baile na Sociedade de Leituras o grupo participou levando essas tradições de origem portuguesa.

Foto: Divulgação/ AACemuc

Janine Niedermeyer