Cursos da Unisc são bem avaliados pelo IGC e CPC

Olá Jornal
janeiro24/ 2019

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) alcançou o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) 2017, em uma escala de 1 a 5. O mecanismo sintetiza, num único indicador, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma mesma instituição de ensino superior (IES). O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), imediatamente após a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), considerando, em sua composição, o triênio anterior. A partir do conceito 3, o resultado é apontado como satisfatório.

Ao todo, 2.066 instituições do Brasil foram classificadas pelo IGC e, com esse resultado, a Unisc figura no grupo composto por 18,9% das entidades que alcançaram a faixa de conceito 4. “Pode-se verificar a qualidade da Unisc frente às IES brasileiras. A nota 4 expressa o quanto os cursos de graduação, lato e stricto sensu oferecidos pela universidade são qualificados”, observa o pró-reitor de Graduação em exercício, professor Rolf Fredi Molz.

A mesma lógica utilizada para a classificação das instituições é aplicada para classificar os cursos por meio do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera o desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo curso na formação dos alunos, o perfil do corpo docente e a percepção do acadêmico quanto às condições do processo formativo. A área avaliada em 2017 foi a de Engenharia e Licenciaturas e todos os cursos da Unisc obtiveram resultados satisfatórios no CPC.

Podem ser destacados os cursos de Letras – Português e Inglês (licenciatura), que figuram como o melhor CPC das IES privadas do Rio Grande do Sul e o 4º melhor nesse segmento no Brasil. Destaque também para o curso de Computação – Licenciatura, que obteve o melhor CPC do país, considerando as IES públicas e privadas. “Todos os cursos avaliados estão acima do conceito 3, lembrando que as notas são entre 1 e 5. Esses resultados refletem o compromisso da Unisc perante a comunidade acadêmica, ou seja, fornecer cursos de qualidade visando à melhor formação aos seus alunos”, salienta Molz.

CRÉDITO: AI Unisc

Olá Jornal