Curso ensina a aproveitar alimentos integralmente na merenda escolar

Guilherme Siebeneichler
setembro15/ 2016

Agentes escolares que atuam na rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 14, de curso sobre Aproveitamento Integral de Alimentos. A capacitação foi ministrava pela instrutora Denise Vogg, do Senar, realizada através de parceria entre a entidade, o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Educação (SME). A aula ocorreu na cozinha industrial existente na antiga sede da escola municipal Alfredo Scherer, às margens do Acesso Dona Leopoldina.

A nutricionista da SME, Luana Ferreira Gomes, acompanhou a atividade, onde foram desenvolvidas receitas como panqueca de beterraba e espinafre, escondidinho de batata doce, bolo de casca de banana e sopa com talos. Ela destacou que o curso serviu não só para aprendizagem das receitas e inclusão no cardápio da alimentação escolar, mas também para conscientizar as servidoras a utilizar partes geralmente descartadas nos alimentos rotineiramente servidos às crianças.

A economia financeira não é o único dividendo do curso: para a nutricionista, o uso de talos enriquece o valor nutricional dos alimentos servidos, com uma quantidade muito maior de fibras e nutrientes. O curso, que já havia sido realizado em Venâncio Aires em 2012, reuniu desta vez 12 agentes escolares, as quais não faziam parte do quadro de servidores do Município naquela ocasião.

Guilherme Siebeneichler