Curso ensina a aproveitar alimentos integralmente na merenda escolar

Guilherme Siebeneichler
setembro15/ 2016

Agentes escolares que atuam na rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira, 14, de curso sobre Aproveitamento Integral de Alimentos. A capacitação foi ministrava pela instrutora Denise Vogg, do Senar, realizada através de parceria entre a entidade, o Sindicato Rural e a Secretaria Municipal de Educação (SME). A aula ocorreu na cozinha industrial existente na antiga sede da escola municipal Alfredo Scherer, às margens do Acesso Dona Leopoldina.

A nutricionista da SME, Luana Ferreira Gomes, acompanhou a atividade, onde foram desenvolvidas receitas como panqueca de beterraba e espinafre, escondidinho de batata doce, bolo de casca de banana e sopa com talos. Ela destacou que o curso serviu não só para aprendizagem das receitas e inclusão no cardápio da alimentação escolar, mas também para conscientizar as servidoras a utilizar partes geralmente descartadas nos alimentos rotineiramente servidos às crianças.

A economia financeira não é o único dividendo do curso: para a nutricionista, o uso de talos enriquece o valor nutricional dos alimentos servidos, com uma quantidade muito maior de fibras e nutrientes. O curso, que já havia sido realizado em Venâncio Aires em 2012, reuniu desta vez 12 agentes escolares, as quais não faziam parte do quadro de servidores do Município naquela ocasião.