Curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência forma duas turmas em Venâncio Aires

A Alliance One e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram nesta sexta-feira, 05 de maio, as solenidades de formatura de duas turmas do Curso de Aprendizagem de auxiliar de Processamento de Tabaco para Pessoas com Deficiência. A iniciativa contou com a participação de 25 alunos e teve carga horária distribuída em 400 horas de atividades teóricas, desde agosto do ano passado.

Ministrado nas instalações da Senai pelos instrutores Fabiano Seibt e Elias Espindola, o curso compreendeu 120 horas de conteúdo relacionado à preparação para o mercado de trabalho e 280 horas de informações sobre a cadeia produtiva do tabaco, desde o cultivo no campo até as atividades realizadas na indústria de processamento e exportação. O jovem Guilherme Walter, 19 anos, morador de Linha Santa Eugênia, recebeu com orgulho o seu certificado. “Meu desejo é poder colocar em prática o que aprendemos aqui. Também pretendo voltar ao Senai para fazer outros cursos”, revelou.

Vilson Peiter, gerente de Recursos Humanos da Alliance One, salientou a importância da parceria entre a empresa e o Senai e parabenizou os formandos. “Valorizem e se sintam orgulhosos desta conquista. Mostrem este certificado aos seus familiares e amigos, pois o trabalho valoriza as pessoas”, ressaltou.

O coordenador de Educação Profissional do Senai, Juliano da Silva Pereira, destacou o comprometimento dos estudantes durante os nove meses do curso. “Todos os dias, quando um desafio aparece em nossas vidas, precisamos encarar. Hoje não é o fim, mas sim o início de uma caminhada de conhecimento e novas oportunidades. Parabéns por completarem com sucesso esse compromisso”, cumprimentou.

 INCLUSÃO

Durante o curso, que foi gratuito aos alunos, todos tiveram suas carteiras de trabalho assinadas e receberam remuneração, auxílio transporte e demais benefícios. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Incluir da  Alliance One, que tem o objetivo de promover a inclusão social, a aprendizagem e a cooperação entre os empregados da empresa. Desde 2013, mais de 100 pessoas já foram capacitadas através do curso em Venâncio Aires.

Guilherme Siebeneichler