Curso de aprendizagem para Pessoas com Deficiência forma 21 alunos

Olá Jornal
junho13/ 2018

A Alliance One e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, na tarde desta terça-feira (12), a solenidade de formatura de 21 alunos do curso de aprendizagem de Auxiliar de Processamento de Tabaco para Pessoas com Deficiência. O evento ocorreu no auditório da Escola Estadual Cônego Albino Juchem (CAJ).

Ministrado nas instalações do Senai pela instrutora Fabiana Maurer, o curso teve duração de nove meses, compreendendo 120 horas de conteúdo relacionado à preparação para o mercado de trabalho e 280 horas de informações sobre a cadeia produtiva do tabaco. “Mais do que ensinar, aprendi muito com os alunos. Devemos valorizar as diferenças, pois elas nos surpreendem e fazem com que vejamos a vida de outra maneira”, ressaltou Fabiana.

Assuntos como o cultivo no campo, classificação, processamento e exportação de tabaco fizeram parte da grade curricular. A aluna Paola da Rocha, oradora da turma, recebeu com orgulho o seu diploma. “Aprendemos que o tabaco passa por muitas etapas até ser exportado. Com o conhecimento adquirido, estamos vivendo um momento especial, que serve de incentivo para seguirmos em frente”, destacou durante discurso.

Angelo Reck, supervisor de Recursos Humanos da Alliance One, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na iniciativa. “Este momento não é o final, mas sim o início da busca pelos sonhos que todos vocês têm. Continuem se capacitando e mostrando seu potencial”, disse aos formandos. Reck também salientou que a empresa já está recrutando novos participantes para edições futuras do curso.

O gerente de Operações do Senai, Daniel Machado, valorizou a parceria entre as instituições, que já completa cinco anos. “É uma grande satisfação promover esse momento que cumpre um relevante trabalho de inclusão social e contempla o apoio à indústria, através da formação e do conhecimento”, pontuou.

INCLUSÃO – Durante o curso, todos os alunos tiveram suas carteiras de trabalho assinadas e receberam remuneração, auxílio transporte e demais benefícios. Aqueles que cumpriram os requisitos estabelecidos já foram convidados a trabalhar na Alliance One. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Incluir, que tem o objetivo de promover a inclusão social, a aprendizagem e a cooperação na empresa. Desde 2013, mais de 100 pessoas já foram capacitadas através do curso no município.

Olá Jornal