Curado da Covid-19, prefeito soma-se aos 80% que se recuperarão sem tratamento especial

Olá Jornal
maio15/ 2020

O prefeito Giovane Wickert soma-se aos 80% da população que se recuperará do novo Coronavírus (Covid-19) sem tratamento especial. Diagnosticado positivo para o vírus, o gestor do Município não necessitou de internação e de nenhuma medicação específica para a doença. O caso confirma uma das expectativas de especialistas (revista Science) que ainda apontam que 86% não apresentarão nenhum sintoma e não se sentirão mal.

Com dor nas costas e uma leve febre, os sintomas apresentados pelo prefeito são considerados leves e, inicialmente não foram relacionados ao Coronavírus. Após afastadas as causas na área renal como motivo do quadro clínico, partiu-se para uma bateria de exames entre eles dengue e Covid-19 onde foi confirmada a contaminação.

A médica infectologista Sandra Knudsen explica que quando receberam o diagnóstico, o chefe do Executivo estava totalmente assintomático. Como ele não teve pneumonia pelo vírus, que é o que se tem tratado com medicação específica, não se fez nenhum tratamento.

Embora o caso seja atípico, Sandra lembra que muitos casos serão assim. “A gente sabe que muitas pessoas vão ter casos muito leves, às vezes totalmente sem sintomas. Estamos vendo isso no acompanhamento de famílias. Esses casos evoluem bem como o que aconteceu com o prefeito. Então, a gente considera hoje um paciente curado quando se passaram 14 dias desde o início do sintoma e essa pessoa está bem, assintomática ao final dos 14 dias”, afirma.

O prefeito explica que a presença de alguns sintomas foi importante para que ele investigasse e identificasse o vírus e, assim, tomasse as precauções ainda possíveis naquele estágio. “A experiência é diferente, mas os sintomas não foram muito diferentes de uma gripe, de uma virose, de um resfriado. Por isso serve de alerta que a gente tome os cuidados e precauções, o vírus está circulando e a gente precisa também se preocupar que pode ser assintomático e estar transmitindo. A preocupação é com as pessoas que estão próximas da gente.”

ISOLAMENTO
O prefeito ficou em isolamento domiciliar, adotado para os casos mais leves da doença onde os pacientes são monitorados em casa pelas equipes de saúde. Até o fechamento desta edição, 35 pessoas do total de 92 infectadas em Venâncio Aires estavam nesse sistema.

De acordo com a médica infectologista, apesar de considerar como baixo o risco de Wickert como transmissor, a orientação foi para que ele ficasse uma semana em casa. O prefeito afirma que mesmo antes do isolamento domiciliar já vinha mantendo cuidados de higiene, uso de máscara entre outras medidas o que considera fundamental para que ninguém da família se contaminasse.

ENFRENTAMENTO
Wickert afirma que é preciso saber conviver e lidar com a situação de forma positiva mas responsável. “Espero que as pessoas saibam conviver com o vírus. A regra do jogo daqui para frente é saber que ele está presente e que a gente precisa mudar um pouco a nossa rotina, sair melhor de tudo isso, mais unido, fazendo com que a gente supere essas dificuldades”.

A partir da experiência, o gestor municipal deixa uma mensagem aos venâncio-airenses. “Até que se crie uma vacina, defina-se uma medicação para tratamento é importante que a gente achate a curva, que tenha esse controle social, mas a rotina de trabalho, a vida deve continuar com esse zelo e precauções”, conclui.

Olá Jornal