Cultura compromissada e para todos através do Conselho Municipal

Janine Niedermeyer
setembro09/ 2016

O Conselho Municipal de Política Cultural de Venâncio Aires, eleito para gestão 2016/2017, aprova o novo Regimento Interno, que disciplina o funcionamento do grupo. O documento foi avaliado item por item na noite da quinta-feira, 8, dentro do prazo de 30 dias estabelecido.

A formatação agora definida precisava ser aprovada até 9 de setembro, uma vez que a nova gestão do CMPC foi eleito no dia 9 de agosto. Os membros se reuniram na Prefeitura, por cerca de três horas, até que todos os detalhes ficassem organizados.

MUDANÇAS
Questões como a eleição futura de novos membros, votação de projetos do sistema de fomento e incentivo à cultura municipal (vinculado ao Fundo Municipal de Cultura), assim como competência e funcionamento da Câmara Diretiva estiveram sob análise.

Uma das questões modificados, por consenso, é de que a presidência do grupo seja exercida por dois anos, no mesmo período dos membros e não um ano ano, como apresentado inicialmente. Dessa maneira, o atual presidente, professor e músico Daniel Böhm, também ficará na função até o fim da gestão em 2017.

A representatividade e nomenclatura dos segmentos culturais dentro do Conselho foi outra pauta que entrou nos debates e terá mudanças no grupo gestor 2017/2018, já que o Conselho eleito em agosto, ainda foi eleito dentro do antigo regimento.

Por exemplo, uma pessoa do setor de economia criativa (de indústrias criativas) passará a integrar o CMPC. Mudanças de nomenclatura também promoverão abertura para novos setores. Um representante do Museu, passará a ser um representante do Patrimônio Histórico e Acervos do município, que entram áreas de diferentes museus e até mesmo a gastronomia, como identidade cultural.

APOIO
Um pedido dos membros também foi a elaboração de um ofício a ser encaminhado aos candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires. No documento constará que o próximo gestor do Executivo garanta liberdade de atuação ao Conselho Cultural.

Janine Niedermeyer